Cotutela internacional
ITÁLIA
Sob coordenação dos prof.ª Adelia Maria Miglievich-Ribeiro, prof.ª Fabíola Padilha, prof.ª Júlia Almeida, prof.ª Leni Ribeiro Leite, prof. Luiz Antônio Beneduzzi e prof.ª Paula Regina Siega, e com o objetivo ainda de incrementar a interface interinstitucional, dentro e fora do país, ensejando a internacionalização do programa, firmamos, em 2012, um acordo de co-tutela assinado entre PPGL/Ufes (Brasil) e a Universidade Ca’Foscari de Venezia (Itália). Tal acordo abarca o projeto de desenvolvimento do Duplo Título (Laurea Magistrale in Lingue e Letterature Europee, Americane e Postcoloniali – Mestrado em Letras da Universidade Ca’ Foscari Venezia e Mestrado em Letras do PPGL/Ufes), nas respectivas instituições. Dentro deste acordo, iniciado em 2014, o PPGL graduou em 2015 um de seus alunos como Mestre em Letras/ Mestre em Lingue e Letterature Europee, Americane e Postcoloniali, com defesa realizada em Vitória, com participação de docente da Universidade Ca'Foscari, e recebeu, também em 2015, uma aluna daquela universidade que pleiteia o duplo título. Em 2016, o PPGL enviará dois alunos para período na Itália, também sob a égide da dupla titulação.
Em base no Termo de cooperação acadêmica (Memorandum d’intesa) assinado pelas professoras Anna Bettoni e Arlene Batista da Silva em 11/02/2019, a Università degli Studi di Padova (Itália) e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES-Brasil) concordam em financiar e estabelecer o intercâmbio mútuo de professores, pesquisadores, pessoal administrativos e estudantes (de nível de graduação, mestrado e doutorado) e desenvolver outras atividades acadêmicas em conjunto.
MOÇAMBIQUE
Desde 2021, o PPGL participa do Programa de Formação de Professores de Educação Superior de Países Africanos – ProAfri,
fruto do Acordo de Cooperação firmado em 22 de maio de 2017 entre o GCUB e Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional de Moçambique (MCTESTP), com o apoio da Divisão de Temas Educacionais e Língua Portuguesa do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (DCE/MRE) e da Embaixada do Brasil em Moçambique. Coordenação local da professora Jurema Oliveira.