Perfil do Profissional

Conforme estabelecido no Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras: Licenciatura dupla Português e Francês:

"2.3  Do Perfil dos Formandos

O intuito principal, próprio a esta Licenciatura Dupla em Português e Francês, apresenta-se como a formação de um profissional do Ensino Fundamental e Médio capaz de dominar as particularidades linguísticas de ambos os idiomas assim como, subsidiariamente, os aspectos de civilização e cultura das nações que os falam, e, sobretudo, torná-lo, então, pelos conhecimentos adquiridos e pela formação
didático-pedagógica subsequente, apto a transmiti-los devidamente aos estudantes que estarão sob sua tutela.

Trata-se assim, por um lado, de formar estudantes sensíveis aos aspectos ligados com a oralidade de ambas as línguas, com as representações gráficas da escrita e o aspecto criativo da produção textual adequada, obedecendo naturalmente às características dos níveis de linguagem próprios a cada modo de expressão, oral ou
escrita, e aos conteúdos de cada tipologia e gênero textuais específicos.

(...) 
Uma vez que o objetivo do Curso de Letras é “formar profissionais interculturalmente capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro”, pretende-se que o formando das Licenciaturas Duplas aperfeiçoe sua
capacidade de lidar lucidamente com as investigações propostas pelos componentes curriculares do curso, centrados nas áreas de Língua, Linguística, Literatura, Didática, Pedagogia, Psicologia.

Como profissional de Letras, o formando deverá ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários. Prioriza-se ainda o fato de que o docente formado pela UFES seja capaz de intervir na realidade circundante; de promover a articulação de projetos pessoais com os projetos da comunidade; de assumir o cotidiano como espaço de conhecimento e criação. (...)"

Texto extraído integralmente do PPC Letras: Licenciatura dupla Português e Francês

 

(Postagem atualizada por Prof. Dr. Roberto Perobelli de Oliveira, em 18 de fevereiro de 2016, às 11h26)

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