Tese de Weverson Dadalto é indicada pelo PPGL/Ufes ao Prêmio Capes de Teses

A Comissão Interna para análise das inscrições para indicação pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo ao Prêmio Capes de Teses, edição 2024 (teses defendidas em 2023), decidiu, à unanimidade, indicar a tese de Weverson Dadalto, intitulada "Violência e autoritarismo na literatura testemunhal de Bernardo Kucinski", defendida em 03 de julho de 2023, sob orientação da Prof.ª Dr.ª Fabíola Padilha Simão Trefzger.

O autor da tese indicada é licenciado em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007), mestre e doutor em Letras pela mesma Universidade (2010 e 2023). Dedica-se especialmente ao estudo de literatura brasileira contemporânea. Atuou como professor e coordenador do curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Saberes - Vitória ES e, atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo, Campus Vitória. No ensino superior, leciona disciplinas relacionadas a estudos literários e literatura brasileira.

O miniresumo da tese é o seguinte: "Bernardo Kucinski, no conjunto de sua obra, testemunha o autoritarismo do regime militar (1964-1985) como manifestação paradigmática da barbárie que funda e mantém a sociedade brasileira. A análise de romances e contos do autor, que constitui o principal objetivo desta tese, mostra associações entre a ditadura e outras catástrofes modernas, inseparáveis de ordenações político-econômicas desumanizadoras. Assim, a recepção crítica da literatura testemunhal kucinskiana participa da elaboração do passado violento e da resistência à continuação do autoritarismo".

Foi indicada, como suplente, a tese de Carlos Alexandre da Silva Rocha, intitulada "A sátira aos mecanismos biopolíticos na Tetralogia Oscena de Hilda Hilst", defendida em 13 de dezembro de 2023, sob orientação do Prof. Dr. Vitor Cei Santos. O autor é licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2011) e mestre e doutor em Letras: Estudos Literários (2014 e 2023) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência na área de educação, no ensino de língua portuguesa e literatura brasileira. É professor do Ensino Básico da Secretaria de Educação do Espírito Santo.

Parabenizamos o indicado e sua orientadora, bem como o suplente e seu orientador. Agradecemos à Comissão pelo trabalho cuidadoso e desejamos boa sorte e muito sucesso aos nossos egressos.