Simpósio temático Literatura e ensino frente às censuras no XIX Congresso da ABRALIC

Estão abertas as inscrições para comunicação oral no XIX Congresso Internacional ABRALIC (Associação Brasileira de Literatura Comparada). O evento será realizado de forma presencial em Manaus AM, entre os dias 23 e 27 de junho de 2025. As/os interessadas/os em apresentar trabalhos comunicações orais devem escolher o simpósio que melhor se adequa à sua pesquisa e acessar o formulário de inscrição, preenchendo-o com os dados solicitados, em conformidade com as normas dispostas nesta chamada, até o dia 10 de fevereiro de 2025, ou enquanto houver vagas. Cada simpósio poderá acolher até 40 inscrições de comunicação. www.abralic.org.br

A profa. Maria Amélia Dalvi (PPGL Ufes) coordena com Ana Crelia Penha Dias (UFRJ) e Rosana Cristina Zanelatto Santos (UFMS) o Simpósio Literatura e ensino frente às censuras, EIXO: REDES LITERÁRIAS. A proposta desse simpósio é pensar os desafios do ensino da literatura no Brasil. Segundo as coordenadoras, “Cada época acrescenta novas variáveis a esses desafios, e entre muitos elementos a censura ao texto literário, à atividade docente e ao pensamento crítico tem se tornado constante e tomado diferentes feições. No primeiro semestre de 2024, três estados da federação recolheram das escolas públicas exemplares do romance O avesso da pele, de Jeferson Tenório. O livro fora incluído no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) em 2022 e, em 2024, foi considerado como leitura inadequada para adolescentes por um grupo minoritário, que se apresenta ruidosamente e sem designação oficial para tanto como representantes de pessoas que julgam a obra. Situações como essa foram intensificadas a partir do movimento Escola sem Partido, que age no sentido de acuar e de criminalizar as/os trabalhadoras/es da educação e todo e qualquer conteúdo de formação humanística e critica, sob o pretexto de serem nocivas à formação de crianças e jovens”. Dalvi, Dias e Santos destacam ainda que “A censura às obras literárias, aos professores e ao pensamento crítico tem sido um relevante entrave à formação literária de crianças e de jovens na educação básica, uma vez que não só tem conseguido retirar livros das indicações docentes como tem provocado o encaminhamento paradidático no mercado editorial, resultando em livros que se distanciam do propósito do literário. A “adequação” aos despropósitos dos ataques aos livros e aos conteúdos humanísticos e críticos pode provocar o fenômeno da autocensura, já indicado por autoras/es que relatam modificações nos textos indicadas pelo editor para adequação ao contexto escolar”. O simpósio é organizado pelos membros do GT Literatura e Ensino da ANPOLL. São desejadas para este simpósio discussões sobre: a) formas de censura literária, à docência e ao pensamento crítico na contemporaneidade; b) relação entre censura à literatura à docência e ao pensamento crítico e movimentos antidemocráticos; c) formação docente para as políticas de enfrentamento às censuras; d) análise de casos recentes de censuras ligadas à educação literária; e) análise de seleções de obras literárias em estados e em municípios; f) importância do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD Literário) para o acesso a obras literárias que valorizem as diferenças.
 

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