Programação de abertura do semestre 2024/2

O PPGL/Ufes divulga a programação de abertura do semestre letivo 2024/2, a ocorrer no dia 21/10/2024, de 13h às 18h, na sala 103 do edifício Wallace Corradi.

PROGRAMAÇÃO PREVISTA

13h00     Boas-vindas, acolhida aos novos que ingressaram em 2024, apresentação geral do Programa, divulgação de editais, divulgação da chamada para o XXVI Congresso em Estudos Literários do PPGL - Prof.ª Dr.ª Maria Amélia Dalvi

13h30     Fala da Comissão de Bolsas e Acompanhamento Discente - Prof.ª Dr.ª Maria Mirtis Caser

14h00      Apresentação do diretório online sobre literatura indígena da Université de Nantes - Prof.ª Dr.ª  Cécile Brochard, com tradução do francês para o português pela Prof.ª Me. Bartira Zanotelli Dias da Silva (doutoranda do PPGL/Ufes)

Resumo: A professora  apresentará  o projeto que coordena na Universidade de Nantes de elaboração de um diretório online sobre literaturas indígenas das Américas e da Austrália (disponível em https://litautochtones.hypotheses.org/). A professora Cécile é vinculada ao laboratório LAMO (Literaturas Antigas e Modernas) da Universidade de Nantes, na França.

15h00     Palestra "Performance como sentido: Alcione canta o sofrimento feminino" - Prof.ª Dr.ª Adriana Falqueto Lemos, pós-doutoranda do PPGL/Ufes sob supervisão da prof.ª Dr.ª Mónica Vermes e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Resumo: Esta pesquisa de pós-doutoramento teve por objetivo o estudo da performance como parte decisiva na construção do sentido das canções, especificamente no repertório da cantora Alcione, tendo como recorte músicas que expressam o sofrimento feminino. Para tal, a pesquisa se ancorou em diferentes frentes na apreciação do corpus em questão. A primeira parte tratou de uma revisão bibliográfica e histórica sobre a mulher no samba. Na segunda, tem-se uma revisão histórica e bibliográfica sobre mulheres que marcaram a história da música romântica brasileira e que influenciaram Alcione. A terceira parte desenvolveu-se a partir dos estudos de apreensão do sentido do texto em consonância com a interpretação do que se entende por texto-canção, materializando-se por meio da performance, assim como de um breve um estudo histórico-bibliográfico sobre a cantora Alcione. A última primou pela consolidação dos diferentes subsídios encontrados em cada etapa anterior, que deságua na análise de corpus composto por performances da cantora cristalizadas no DVD Alcione Ao Vivo Vol 2 (Indie Records, Universal, 2003). As análises do corpus atentam-se a um conjunto de metodologias, que vão desde as considerações de Tatit a respeito de passionalização e embreagem, uso das ideias sobre a atualização do sentido do texto na medida em que ele é trazido à tona pela interpretação (aqui, na performance), timbre, volume, respiração, pausas dramáticas e os gestos, além das questões acerca da expressão facial discutidas e o uso de aplicativos Sonic Visualizer, Moises e Anthem Score, capazes de indicarem, de forma clara e objetiva, a expressão vocálica em contraste com a performance. Com a pesquisa, percebe-se que a performance acentua a passionalidade das canções, além de provocarem sentido de embreagem, o que confere à cantora enorme poder de convencimento, como se a dor cantada fosse vivida no momento do canto. Alcione usa tanto a variação de notas e volume no canto, como as expressões faciais e corporais para ampliar os sentidos da letra da canção e imprimir sua própria interpretação do texto.

15h30      Palestra "O Lugar da Literatura Juvenil no Sistema Literário Brasileiro: estado da arte" - Prof.ª Dr.ª Mariana Passos Ramalhete, pós-doutoranda do PPGL/Ufes sob supervisão da prof.ª Dr.ª Maria Amélia Dalvi e professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

Resumo: Obras dedicadas ao estudo da literatura juvenil atual têm mostrado a miríade temática sobre esse campo e abrangido outras questões que dizem respeito não somente à discussão das obras literárias em si, mas como se dão aspectos inerentes ao endereçamento dessas obras, as principais temáticas e mudanças do gênero, as transformações em relação ao suporte e à materialidade, os assuntos mais discutidos e as ausências, as questões mercadológicas, as premiações, as relações com a educação escolar, entre outras, e como esses assuntos podem ser acolhidos no meio acadêmico, especificamente nas pesquisas em nível de pós-graduação.  Diante do exposto, esta proposta, ainda em fase inicial, visa compreender como a literatura juvenil brasileira tem sido abordada em pesquisas acadêmicas em nível de pós-graduação nos últimos 10 anos (2015 a 2024). Por meio de um estado da arte, intenta-se esclarecer as principais temáticas elencadas nas pesquisas, em cotejo com as questões inerentes ao contexto histórico-social brasileiro e às principais mudanças na noção de juventude, para que seja possível debater, a partir da análise do corpus, qual é o lugar da literatura juvenil no sistema literário brasileiro.

16h00     Falas das Comissões de Autoavaliação e Planejamento e de Internacionalização.

17h00     Dúvidas, debates, diálogos finais, encerramento.

(O teto para encerramento é 18h).

Pedimos ampla divulgação.

Observação: Se não houver tradutores e intérpretes de Libras, em respeito à Lei nº 10.436/2002 e à Lei 13.146/2015, a programação será suspensa, pois nossas alunas surdas não podem ser excluídas das atividades oficiais do PPG Letras da Ufes. Se não conseguirmos a confirmação de TILS para a atividade, avisaremos a todos o cancelamento até no máximo dia 18/10/2024. Do contrário, a programação está mantida.