Palestra de Gustavo Bernardo Krause e sarau com Carla Guerson e outras escritoras

No dia 27 de novembro, a partir das 19h (pontualmente), esperamos você na Casa Cousa/Livraria Catraia para uma noite literária de encontros, debates e poesia. Começamos com uma palestra do professor da UERJ e escritor Gustavo Bernardo sobre o patriarcado e o machismo como sementes do fascismo brasileiro, a partir de uma interpretação dos romances Lucíola, Diva e Senhora, de José de Alencar. Mediação de Vitor Cei.
Reumo: "As três mulheres do Alencar são as três protagonistas da trilogia dos perfis de mulher de José de Alencar: Lúcia, Emília e Aurélia. Elas vivem dentro dos romances Lucíola, Diva e Senhora. As três mulheres são, ao mesmo tempo, belíssimas e inteligentíssimas, configurando-se como construções feministas avant la lettre. Entretanto, o próprio Alencar as vê como aberrações: Lúcia é prostituta, Diva, histérica, e Aurélia, vingativa. Os três homens que fazem par com elas – Paulo, Augusto e Fernando – se mostram inferiores às moças em quase tudo, em especial no caráter. Apesar dessa inferioridade, as três mulheres se submetem aos três homens, graças ao que vejo como sementes do fascismo tupiniquim: o patriarcado e o consequente machismo."
Gustavo Bernardo também autografará o romance De volta a 1984, vencedor do Prêmio Ufes e publicado pela Edufes. Disponível para compra na livraria da Edufes e para download gratuito no site.
Após as 20h, teremos um sarau com leituras de poemas do novo livro de Carla Guerson, Ninguém me obedece, muito menos eu, com participação das escritoras Aline Dias, Ediphôn Souza, Fernanda Nali, Juliana C. Alvernaz, Kátia Fialho e Nina Ferrari. E depois abrimos o espaço do sarau para microfone aberto — quem quiser pode ler, partilhar e ocupar a palavra.
📍 Casa Cousa — R. Duque de Caxias, 121 - Centro, Vitória - ES, 29010-120.
🗓 27/11/2025 — 19h às 22h
✨ Entrada gratuita
