Literatura e memória: conversa com Bernardo Kucinski

Cumprindo a função para a qual foi criada, oferecer espaço ao debate público sobre o autoritarismo remanescente no tecido social nacional mais de três décadas após a redemocratização do país, a página do Facebook Narrativas da ditadura brasileira convida para o evento "Literatura e Memória: conversa com Bernardo Kucinski", 57 anos após o golpe de 1964, às 18h do dia 31 de março de 2021, na própria página (@narrativasdaditadurabrasileira) e também no canal do Youtube Luciana Coronel.

Bernardo Kucinski tem se destacado no cenário literário contemporâneo como autor identificado com a temática da ditadura, já tendo publicado inúmeras narrativas em que o tema é ficcionalizado, entre as quais destacam-se o romance K: relato de uma busca (Companhia das Letras, 2016), que aborda o desaparecimento de sua irmã, Ana Rosa Kucinski, e a reunião de contos Você vai voltar pra mim (Cosac Naify, 2014).

Para debater com o autor, foram convidados renomados pesquisadores de sua obra: a professora Maria Zilda Cury, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o professor Jaime Ginzburg, da Universidade de São Paulo (USP), a Professora Fabíola Padilha, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), autora do prefácio do próximo livro de Kucinski, com lançamento previsto para as próximas semanas pela editora Alameda. Como mediador teremos o doutorando Weverson Dadalto (PPGL-Ufes), professor do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES).

Link para a transmissão no YouTube

Link para a transmissão no Facebook