Divulgação do Serviço Social DAE- PROPAES
Com o objetivo de fortalecer a comunicação com os cursos dos centros de Ensino da universidade, encaminha-se o e-mail de divulgação do atendimento social realizado pela equipe do Serviço Social na Diretoria de Assistência Estudantil (DAE) da Pró-Reitoria de Políticas de Assistência Estudantil (PROPAES).
É importante ressaltar que o atendimento é direcionado aos estudantes de graduação cujas condições sociais impactam diretamente a trajetória acadêmica, incluindo aqueles em situação de pobreza, trabalhadores responsáveis pelo sustento familiar, estudantes em tempo integral que dependem do estágio para complementar a renda, ou qualquer estudante que, independentemente de sua condição de renda, necessite de orientação social.
A equipe de Serviço Social desenvolve o trabalho de atendimento social a estudantes e familiares em consonância com a Política Nacional de Assistência Estudantil e o Código de Ética profissional, objetivando contribuir para a permanência qualificada dos alunos de graduação presencial na Universidade, desde o ingresso até a conclusão do curso.
O atendimento é realizado presencialmente no campus Goiabeiras, no prédio do Castelinho (ao lado do Centro de Educação Física e Desportos), de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, de modo ininterrupto. O Serviço Social conta com quatro assistentes sociais e é responsável pelas seguintes atividades, relacionadas ao atendimento social individual e/ou coletivo:
Orientação para o cadastro no Programa de Assistência Estudantil (PROAES/UFES) e para o processo de análise das “cotas sociais” na Reserva de Vagas (SISU e PS/UFES);
Mapeamento e análise das expressões da questão social, identificando possibilidades de intervenção;
Ações preventivas nas situações de evasão ou retenção de estudantes motivadas por fatores socioeconômicos;
Elaboração de estudos sociais referentes aos processos de desligamento de estudantes acompanhados;
Atendimento coletivo para compreensão das expressões da questão social vivenciadas pelos estudantes, com o objetivo de desenvolver estratégias e articular a rede socioassistencial e intersetorial.
Coloca-se à disposição para demais orientações nos casos em que se identifique a necessidade de encaminhamento de estudantes para acolhimento social. Cabe ressaltar que o atendimento constitui um direito e que a adesão é de livre escolha do estudante, não configurando instrumento de fiscalização ou imposição.
O atendimento ocorre pelo telefone (27) 4009-2040 ou pelo e-mail servicosocial.proaeci [at] ufes.br.
