DebatePapo sobre Criação literária em tempos de censura

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes tem o prazer de convidar para um DebatePapo sobre "Criação Literária em Tempos de Censura", com a participação de dois renomados escritores brasileiros: Henrique Rodrigues e Caê Guimarães. O evento ocorrerá no dia 29 de julho de 2024, às 16 horas, na sala 204 do prédio Luísa Lopes, no CCHN, campus Goiabeiras.

O evento é organizado e mediado pelos professores Vitor Cei e Nelson Martinelli Filho, docentes da disciplina de Escrita Criativa, com apoio da Editora Cousa, que financiou a viagem de Henrique Rodrigues para Vitória. O público terá a chance de participar de uma sessão de perguntas e respostas, fomentando um diálogo aberto e reflexivo sobre a criação literária em tempos de censura, explorando como os escritores podem continuar a produzir e disseminar suas obras diante de desafios políticos e sociais.

Sobre os convidados:

Caê Guimarães vive em Vitória (ES). É escritor, roteirista e jornalista formado pela Ufes. Publicou três livros de poemas: Por baixo da pele fria (Massao Ohno, 1997; Cubert, 2013 [edição bilíngue português/catalão]; Cousa, 2017), Quando o dia nasce sujo (Secult/ES, 2006) e Vácuo (Cousa, 2014); uma novela: Entalhe final (Massao Ohno, 1999); um livro de crônicas: De quando a minha rua tinha borboletas (Secult/ES, 2010); e um romance: Encontro você no oitavo round (Record, 2020), vencedor do Prêmio Sesc de Literatura 2020.

Henrique Rodrigues vive no Rio de Janeiro. É curador de programações literárias e consultor para projetos e programas de formação de leitores. Formou-se em Letras pela Uerj, cursou especialização em Jornalismo Cultural, também na Uerj, mestrado (com intercâmbio na Brown University, nos EUA) e doutorado em Literatura na Puc-Rio. Trabalhou no Sesc Nacional, idealizando e coordenando projetos de incentivo à leitura e circulação de manifestações literárias, como o Prêmio Sesc de Literatura e o Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. É autor de mais de duas dezenas de livros, dentre os quais A musa diluída (Record, 2006), Alho por alho, dente por dente (com André Moura; infantil, Memória Visual, 2012, ilustrações de Júlia Lima; reeditado pela Editora Positivo em 2021), O próximo da fila (Record, 2015, obra adotada no PNLD e publicada na França em 2018, “Au suivant”, Anacaona Editions), Previsão para ontem (poesia, Cousa, 2019), Rua do Escritor: crônicas sobre leitura (crônicas, Malê, 2020, finalista do Prêmio Jabuti 2021), Machado de Assis Menino (Malê, 2021, ilustrações de Edson de Souza), Fábulas cabulosas e outras histórias subversivas (contos, Rocco, 2022, ilustrações de Arnaldo Branco) e Áurea (romance, Estrela Cultural, 2023).

Serviço:

• Evento: DebatePapo sobre "Criação Literária em Tempos de Censura"
  • Data: 29 de julho de 2024
  • Hora: 16 horas