Chamada estendida do XXII Congresso de Estudos Literários: Literatura e Canção

O Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL) do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) organiza a XXII edição do Congresso de Estudos Literários, a se realizar nos dias 03 e 04 de dezembro de 2020, extraordinariamente, em formato virtual. O evento pretende reunir professores, pesquisadores e estudiosos, de modo a favorecer discussões atualizadas sobre as relações interartes, com foco nas aproximações entre literatura e canção em diferentes abordagens e metodologias. O objetivo é colocar em debate um dos aspectos mais fascinantes dos estudos interartes: a reflexão, a teorização e a leitura crítica de corpora que vinculem literatura e canção de maneira a esclarecer, problematizar e propor discussões que enfatizem as afinidades e as tensões que derivam do contato entre essas linguagens tão irmanadas desde as antigas produções de letra e de som (e voz), de poema e de música (e canto), indissociáveis até o século XV e eventualmente ligadas desde então. Desenvolver perguntas, dúvidas e respostas é o que se espera desse encontro de pesquisadores que procuram investigar e propor leituras sobre essas distintas linguagens, aproximadas, em última instância, pela sonoridade.

As inscrições para o XXII Congresso de Estudos Literários serão gratuitas e deverão ser realizadas apenas via e-mail: xxiicel.ufes [at] gmail.com

Mais informações na chamada em anexo (atualizada).

Contato: xxiicel.ufes [at] gmail.com