POESIA E TESTEMUNHO: HUMOR E DOR NO BRASIL – DE 1964 AO CONTEMPORÂNEO

Resumo: O projeto se dedica a estudar certa produção poética brasileira que, desde o emblemático ano de 1964, tenha a dor – sobretudo aquela que, sob a capa do individual, represente alguma coletividade – como tema, e o humor – no sentido de algum efeito de comicidade – como recurso. Objetivos: reavaliar, considerando a poesia uma espécie de “literatura de testemunho”, questões estéticas e ideológicas hegemônicas na crítica e na teoria brasileira, em particular a supremacia da poesia dita “séria” e a musealização do sofrimento oriundo da ditadura. Justificativa: a relevância deste estudo reside na proposta de pensar a nossa história recente a partir de novos paradigmas, que vão resgatar uma poesia da minoridade (do humor) em contexto político adverso (da dor). Metodologia: textos de áreas distintas serão mobilizados: crítica e teoria literária, teorias da história, reflexões sobre dor e humor, destacando-se a trajetória do conceito de testemunho, desde seu surgimento com a Holocaust-literatur, passando pela literatura de testimonio na América Latina até chegar à poesia de testemunho. Resultados: a) teóricos: reavaliação das obras dos poetas estudados, à luz dessa perspectiva testemunhal; b) práticos: participações em eventos e publicações, e criação de página na internet com todo o material produzido (coletâneas, artigos, resumos etc.).

Data de início: 01/03/2008
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO
Transparência Pública
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