A formação do professor de Língua Portuguesa: abordagens da leitura, da literatura e dos materiais didáticos
Resumo: O presente projeto toma parte na pesquisa interinstitucional (UERN, UFES, UFMA, UFU, UNIFAL, UNEMAT e USP) intitulada Disciplinas da licenciatura voltadas para o ensino de Língua Portuguesa: saberes e práticas na formação docente. Tem como objeto práticas, representações e saberes mobilizados no âmbito da Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, especialmente no que concerne à leitura, à literatura e aos materiais didáticos. Caracteriza-se como uma pesquisa bibliográfico-documental, cuja abordagem teórico-metodológica é discursiva (Maingueneau, 1997, 2002) e histórico-cultural (Chartier, 1988, 2002a, 2002b, 2003). A produção e a análise de dados supõem a consideração de fontes documentais escritas (projetos político-pedagógicos, matrizes curriculares, ementários, planos de curso e relatórios de estágio) atinentes aos cursos de licenciatura em Letras-Português e em Pedagogia levados a turno pela Universidade Federal do Espírito Santo. Visa, portanto, a: a) investigar representações sobre o que seja a adequada formação inicial do professor de Língua Portuguesa, especialmente em relação à leitura, à literatura e aos materiais didáticos; e b) propor discussões sobre a existência ou não de um objeto específico que caracterize o campo do qual se encarregariam as disciplinas diretamente relacionadas à Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, no âmbito dos cursos de formação de professores de língua materna.
Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Coordenador | MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO |