Pesquisa de tese
Código: PLET6512
Curso: Doutorado em Letras
Créditos: 16
Carga horária: 240
Ementa: Pesquisa e alteridade. Ética na pesquisa. Escrita e autoria na pós-graduação. A relação de orientação de pesquisa acadêmica. Revisão do projeto de pesquisa, levando-se em conta as observações da banca de qualificação e o diálogo com o orientador. Produção de relatórios parciais e finais de pesquisa. Debate da tese em andamento no grupo de pesquisa ao qual o orientador está vinculado. Escrita, revisão e reescrita da Tese. Preparação de apresentação oral da tese. Procedimentos de depósito e de defesa da tese.
Bibliografia: Bibliografia obrigatória (5 títulos):
1. ALMEIDA, Sonia. Escrita no ensino superior: a singularidade em monografias, dissertações e teses. São Paulo: Paulistana, 2011.
2. AMORIM, Marília. O pesquisador e seu outro. São Paulo: Musa, 2004.
3. AQUINO, Italo de Souza. Como falar em encontros científicos: do seminário em sala de aula a congressos internacionais. 4. Ed São Paulo: Saraiva, 2010.
4. BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de teses e dissertações. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.
5. GARCIA, Regina Leite (Org.). Para quem pesquisamos, para quem escrevemos: o impasse dos intelectuais. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Bibliografia complementar (10 títulos):
1. BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
2. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento II: da Enciclopédia à Wikipedia. Trad. Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.
3. BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot. Trad. Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
4. COMPAGNON, Antoine. O trabalho da citação. Trad. Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
5. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. Col. Estudos. São Paulo: Perspectiva, 1983.
6. FOUCAULT, Michel. A hermenêutica do sujeito. Trad. M. Alves da Fonseca e Tannus Muchail. São Paulo: WWF Martins Fontes, 2010.
7. GOLDEMBERG, Miriam. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1998.
8. HESS, Remi. Produzir sua obra: o momento da tese. Trad. Sergio da Costa Borba; Davi Gonçalves. Brasília: Líber Livro, 2005.
9. MIRANDA, Wander Melo (Org.). A trama do arquivo. Belo Horizonte: UFMG; FALE; Centro de Estudos Literários, 1995.
10. SCHNETZLER, Roseli Pacheco; OLIVEIRA, Cleiton de. Orientadores em foco: o processo de orientação de teses e dissertações. Brasília: Líber Livro, 2010.