Autor, narrador, personagem: as várias facetas dos Aires de Machado
Nome: ANA CARLA LIMA MARINATO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/02/2013
Orientador:
Nome | Papel |
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FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER | Orientador |
MARÍLIA ROTHIER CARDOSO | Examinador Externo |
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL | Examinador Interno |
Resumo: RESUMO
Os dois últimos romances machadianos Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908) deixam ver um trabalho especial dedicado às estratégias ficcionais de composição da autoria. Os jogos autorais começam a ser elaborados nas advertências de cada texto e se desdobram ao longo dos romances, vindos à tona em meio à relação entre as diversas instâncias narrativas, as quais contribuem para a composição de certa figura autoral. Esta, trabalhada de modo particular em cada obra, também possui contornos intrigantes se vista a partir de uma análise que se concentre na relação entre os dois romances. Trata-se, aqui, de analisar como a ideia de autoria desses textos dialoga com as concepções de sujeito que povoavam o seu tempo; paralelamente a esse diálogo, vemos nesses romances uma retomada da tradição filosófica e literária do século XVII, suscitando uma reflexão sobre sua presença em fins do século XIX. Essa análise nos leva a identificar certa semelhança com as concepções de autor e sujeito que embasam o que se tem atualmente tratado como autoficção, permitindo-nos concluir que o olhar atual ganha muito em lançar-se sobre essas obras produzidas no início do século XX.