MITOLOGIA YAWO: O VALOR DAS COISAS NA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS NA RESERVA ESPECIAL DO NIASSA

Nome: LUÍS AUSSE

Data de publicação: 06/08/2025

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADAYLSON WAGNER SOUSA DE VASCONCELOS Examinador Externo
JOÃO BAPTISTA AMIDE Examinador Externo
JOAO CLAUDIO ARENDT Presidente
LUIS EUSTAQUIO SOARES Examinador Interno
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Interno

Resumo: A tese, com o título “Mitologia yawo: o valor das coisas na preservação dos recursos naturais na
Reserva Especial de Niassa (REN) ”, objectiva investigar como as narrativas míticas ajudam na
preservação dos recursos naturais na REN. Especificamente, visa a descrever a origem, os usos e
costumes, envolvendo as crenças e vivências do povo Yawo; caracterizar as narrativas míticas
produzidas pela comunidade yawo, que ajudam a preservação dos recursos naturais na REN;
apresentar a relação constitutiva entre os saberes ancestrais e a religiosidade da comunidade
yawo, e analisar o contributo das narrativas míticas para a preservação dos recursos naturais.
Metodologicamente, recorreu-se à técnica de entrevista, cuja interacção envolveu dezoito sujeitos.
Nesta etapa, o trabalho consistiu em formular questões de profundidade com alguns populares,
lideres comunitários, caçadores e praticantes de medicina local para saber sobre a fixação do
povo yawo na região por onde, hoje, se localiza a REN, a formação da dinastia Nangwaale, as
rotas de migração, desde a região de origem do povo Yawo até Mecula, a sua conexão com a
natureza, os seus mitos e os rituais que envolvem a utilização de partes vegetais ou sacrifícios de
animais, oferendas a divindades/espíritos, entre outros. A pesquisa concentrou-se em quatro áreas
de conservação: Chiulesi Project, Mariri Investment, Luwire Wildlife Conservancy e a
comunidade de Matondovela, com vistas a levantar e registar todos os Corpos Sagrados. Para
complementar essas técnicas, analisaram-se documentos antigos junto do governo local e do
Museu Nacional de Etnografia para se verificar os anos da implantação dos três postos
administrativos e confrontar-se o registo oficial de alguns nomes que têm proveniência animal e
vegetal. Para isso, se constatou que a vida do povo Yawo assenta-se em cosmovisões e
cosmopercepções, cuja interpretação se interpela em uma linguagem simbólica. Diante disso,
têm-se os Corpos Sagrados (lagoas, montanhas, florestas) e Seres Sobrenaturais que são evocados
como condição para que o divino providencie a preservação da natureza e, por conseguinte, a
vida plena do povo Yawo. Este estudo tem um enorme diferencial com relação às pesquisas
etnográficas e abre uma nova frente na literatura. Ainda, espera-se que seja inovador e proveitoso
para reverberar a contribuição dos saberes locais na questão ambiental. Daí que é necessário
adoptar estratégias que privilegiem um caminho igualitário entre as correntes ocidentais de
conservação de recursos naturais e as narrativas míticas.

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