Classe, raça e gênero à luz da teoria da dependência e das favelas brasileiras
em Carolina de Jesus e Conceição Evaristo
Nome: DANIELLE DA SILVA APOLINARIO
Data de publicação: 30/04/2025
Banca:
| Nome |
Papel |
|---|---|
| ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS | Examinador Interno |
| ARLENE BATISTA DA SILVA | Examinador Interno |
| JIEGO BALDUINO FERNANDES RIBEIRO | Examinador Externo |
| JOSEFA SÁNCHES CONTRERAS | Examinador Externo |
| LUIS EUSTAQUIO SOARES | Presidente |
Resumo: A tese “Classe, raça e gênero à luz da teoria da dependência e das favelas brasileiras
em Carolina de Jesus e Conceição Evaristo” analisa as obras Quarto de Despejo:
diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus, e Becos da Memória, de
Conceição Evaristo, a partir da interseção classe, raça e gênero mediada pela
categoria marxista da dependência em interface com a proposta de leitura literária
crítica em sala de aula, o que remete à necessidade de uma perspectiva teóricometodológica
alicerçada nos apontamentos de Theotonio dos Santos (2023) e Vania
Bambirra (2019), por possibilitarem uma análise objetiva da relação entre classe, raça
e gênero a partir do eixo dos países dependentes. Pelo vínculo à área de literatura
brasileira e ao campo de literatura e educação, as contribuições de Suéllen Pereira
Miotto Lourenço (2021), tanto referentes à abordagem metodológica de ensino de
literatura no Ensino Médio a partir do ponto de vista da temática, quanto ao
compromisso docente com a tarefa do ensino de literatura no ambiente escolar
alicerçam os debates em torno da leitura de literatura na escola. Ao longo desta tese,
analisa-se os efeitos trágicos de um capitalismo dependente, sobretudo para mulheres
negras e, consequentemente, pelo conjunto da classe trabalhadora. O foco de análise
está no recorte temático Favelas brasileiras, uma vez que, na condição de país
dependente, as favelas são o resultado necessário de desenvolvimento do modo de
produção capitalista. Por último, a partir desse viés, as análises desenvolvidas neste
trabalho podem possibilitar o desempenho da lei 10.639/2003 que versa sobre o
ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas instituições de educação
básica do país, a partir da leitura literária crítica mediada na escola. Como resultado,
estima-se enriquecer o debate escolar com estudantes do Ensino Médio mediante o
aprofundamento reflexivo sobre a relação classe, raça e gênero no interior da
dependência brasileira. Para também estimular a argumentação oral e escrita dos
estudantes por intermédio da construção do conhecimento de que no interior do
capitalismo dependente não é possível equacionar a interseção classe, raça e gênero
sem focar no desafio de romper com a condição de país dependente. Tal argumento
remete à necessidade de consciência docente da realidade brasileira como prérequisito
para mediar o ensino-aprendizagem e o acesso, na prática, à leitura literária
crítica. Sob o reconhecimento da arte como posicionamento político, social e crítico,
com vistas a superar a mera, e em tese neutra, transmissão do saber, em nome da
consolidação da ordem existente, e, com esta, dar continuidade à condição de país
dependente.
