La constante revelación de la literatura. Escritura performática y voces narrativas en la obra de Milagros Socorro

Nome: SOLVEIG JOSEFINA VILLEGAS ZERLIN

Data de publicação: 28/02/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ESTER ABREU VIEIRA DE OLIVEIRA Presidente
JUAN LUIS MANZANO KIENZLER Examinador Externo
MARIA MIRTIS CASER Examinador Interno
RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL Examinador Interno
SILVIA INÉS CÁRCAMO DE ARCURI Examinador Externo

Resumo: Nesta tese realizamos uma análise crítica da obra da escritora venezuelana Milagros Socorro (Maracaibo, 1960) a partir de seus textos El abrazo del tamarindo (2008), Cuentos guajiros (2011) e Actos de salvajismo y otros relatos (2009), visando abordar as vozes narrativas e os traços performáticos de sua escrita (RAVETTI, 2002). Destacamos o posicionamento situado da autora ao
dar ouvidos a quem tem sido pouco ou mal escutado, privilegiando as mulheres e os povos indígenas venezuelanos. Os problemas das mulheres recriadas e as suas histórias são consistentes com a colonialidade prevalecente nas nossas sociedades ocidentais nas formas instituídas da lógica do capital. As mulheres ficcionalizadas dialogam a partir de suas origens étnico-raciais, de seus papéis sociais de gênero e de suas circunstâncias. A voz narrativa predominante na construção das tramas é a da enunciadora protagonista, que pode dividir seu papel com outras vozes simultaneamente. As principais características performáticas nas peças abordadas são o gesto autobiográfico e a marca performática musical. A recriação das nações indígenas e de suas visões ancestrais do mundo prefigura, por sua vez, a crítica à persistente violência do mundo crioulo e do Estado contra os descendentes dos primeiros colonizadores. Por fim, na tradição de importantes autores venezuelanos como Rómulo Gallegos, Antonia Palacios e Miguel Otero Silva, a literatura de Milagros Socorro cria imaginação territorial, tendo Machiques e a Sierra de Perijá como centro e tematiza o projeto educativo do nosso país como uma instância inacabada.

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