O RIMÁRIO DE WILBERTH SALGUEIRO EM SONETOS
Nome: WALLAS GOMES ZOTELI
Data de publicação: 30/11/2023
Banca:
Nome | Papel |
---|---|
FABIOLA SIMAO PADILHA TREFZGER | Presidente |
MARIA APARECIDA JUNQUEIRA | Examinador Externo |
NELSON MARTINELLI FILHO | Examinador Interno |
PEDRO MARQUES NETO | Examinador Externo |
VITOR CEI SANTOS | Examinador Interno |
Resumo: O rumo desta pesquisa, de base qualitativa, cunho bibliográfico-documental e método compreensivo-interpretativo, é investigar atributos estético-constituintes do rimário de Wilberth Salgueiro no corpus composto pelos 48 sonetos publicados em Sonetos (2021). Deles, deriva um subconjunto, denominado de corpus-seleta, reunindo um soneto de cada uma das sete séries do livro. Investindo atenção prioritária à diversificação, o estudo analisou tanto como as rimas são constituídas quanto como elas constituem a estética dos sonetos. A tese se ampara num acordo metodológico entre ferramentas teórico-conceituais da estilística tradicional e o viés analítico inspirado no conceito bakhtiniano de estilo – escolhas individuais do autor, sob o domínio de um gênero discursivo e atravessadas por elos dialógicos (BAKHTIN, 2011). O primeiro ciclo da pesquisa pauta a revisão bibliográfica sobre a carreira do poeta, o gênero soneto e o recurso estilístico da rima. O segundo averigua a diversidade tipológica do rimário com descritores de Rogério Chociay (1974) e Humberto Mello Nóbrega (1965). O terceiro consiste em análises literárias dos sete sonetos da seleta, observando o papel das rimas em enunciados específicos. A conclusão apontou, dentre outras constatações, que o poeta adota sistematicamente a predominância toante, a assimetria acentual, a presença de soantes com traços desviantes, os fragmentos, os monossílabos átonos e a reiteração entre palavras-rimas morfologicamente distintas. Esses caracteres do rimário propiciam a imprevisibilidade, a não monotonia, a condução da liberdade criativa e a afirmação ideológica da diversidade em chave metalinguística. A experimentação estética maximamente diversificada e enredada na sofisticada trama de escolhas linguístico-discursivas mostra-se, portanto, como um aspecto valioso e emblemático do rimário wilberthiano no corpus em questão.