“NERVOS DE AÇO”:
FUNÇÕES SOCIAIS DA CANÇÃO E A BNCC-EM
Nome: EMILIANE SANTANA GOMES
Data de publicação: 27/11/2023
Banca:
Nome | Papel |
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ADEMIR ADEODATO | Examinador Externo |
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS | Examinador Interno |
MARIA AMELIA DALVI SALGUEIRO | Examinador Interno |
NAIR FLORESTA ANDRADE NETA | Examinador Externo |
VIVIANA MONICA VERMES | Presidente |
Resumo: Esta pesquisa de cunho bibliográfico e documental investiga o lugar ocupado pela
música na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC-EM), de modo
a pretender valorizar a canção romântica “Nervos de Aço”, de Lupicínio Rodrigues. O
gênero literomusical privilegiado, nesse sentido, possibilita o estudo das funções
sociais da música que interferem na formação humana e que, por isso, precisa ser
considerado na construção do currículo. Do ponto de vista teórico, a pesquisa se
fundamenta nas contribuições de Finnegan (2008) e Luiz Tatit (2012), sobre a canção,
e de Ulhôa e Pereira (2016), acerca da canção romântica; de Merriam (1964), no que
se refere às funções sociais da música; de Gonçalves (2021), Andrade e Motta (2020),
a respeito da relação entre a BNCC-EM e o Novo Ensino Médio (NEM) como um
currículo que está a favor do capitalismo; e de Saviani (2020), Malanchen, Matos e
Orso (2020) como principais estudos que trazem a Pedagogia Histórico-Crítica (PHC)
como superação às influências capitalistas na educação e à abordagem pedagógica
das competências, dentre outros autores. Este estudo leva em conta que a BNCCEM, constituindo com o NEM dupla reforma educacional, passou a influenciar de modo
decisivo o trabalho pedagógico dos professores e a se consolidar no contexto de
alinhamento da educação brasileira que se orienta a partir dos testes globais e que
reduz o tempo e o espaço para a música. Parte-se da hipótese de que este documento
oficial não valoriza a canção da forma como o gênero literomusical merece. Sendo
assim, notamos que a canção se encontra presente no documento oficial, mas isso
não significa que seja valorizada, pois constatou-se que a BNCC-EM não a valoriza a
partir das funções sociais da música além das duas funções que apresenta em seu
escopo. Corrobora-se que a canção privilegiada em nossa pesquisa possibilita o
estudo das dez principais funções sociais da música, favorecendo o estudo de
diversas temáticas sociais, históricas e ideológicas. Conclui-se que a Pedagogia das
Competências (PC), que padroniza o ensino e valoriza pouco a canção, é incompatível
com a busca por uma formação integral que passa pela valorização do gênero
literomusical a partir das funções sociais como um todo. De acordo com os interesses
econômicos que lastreiam a educação brasileira, o modelo de formação proposto pela
BNCC-EM é compatível com o neoliberalismo que se faz presente nesta reforma
educacional por apresentar estratégias mercadológicas. Portanto, não se trata de
melhorar a BNCC-EM, mas de realizar uma crítica à maneira simplista e utilitarista
como a canção se encontra no currículo do ensino médio se desejamos defender a
música como expressão humana para a transformação social.