Estado de natureza em Vidas secas, de Graciliano Ramos:
o realismo humanista do cotidiano brasileiro

Nome: CAIO GOBBI GERLIN
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/11/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDA MARIA JESUS CORREIA Suplente Externo
ELIZABETE GERLÂNIA CARON SANDRINI Examinador Externo
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador
RAIMUNDO NONATO BARBOSA DE CARVALHO Suplente Interno
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL Examinador Interno

Resumo: O presente trabalho analisa a relação entre arte e sociedade. É no cotidiano que a
arte tem a sua inspiração e se faz presente. Sob essa perspectiva, analisaram-se a
obra Vidas secas e as circunstâncias históricas brasileiras que essa impactante
narrativa do Velho Graça representa no campo da autonomia literária. A interlocução
teórica, além da fortuna crítica sobre a produção ficcional de Graciliano Ramos, será
realizada sobretudo a partir de Thomas Hobbes e Georg Lukács. Com o primeiro, o
diálogo será acionado por meio da categoria de “estado de natureza”, desenvolvida
na obra Leviatã (1651). Não é intenção deste pesquisador, destaque-se, acatar os
argumentos de Hobbes; pelo contrário, o objetivo é a apropriação de suas análises,
tendo em vista o seguinte desafio: evidenciar como as condições históricas do Brasil
– país colonizado que até o presente momento tem sido sangrado por potências
estrangeiras – condenam boa parte de sua população às condições trágicas de um
histórico estado de natureza. Dessa forma, defende-se, nesta pesquisa, o “estado da
história humana” na interação com a natureza. Com o segundo, a interação dialógica
será realizada a partir das categorias do “realismo estético”, desenvolvidas pelo
pensador húngaro durante boa parte de sua vida. Com isso, parte-se do pressuposto
de que o obra literária de referência deste estudo constitui um singular exemplo do
realismo estético brasileiro.
Palavras-chaves: Arte. Sociedade. Cotidiano. Literatura.

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