Contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-crítica para o Ensino de Literatura: uma Leitura Comparativa de Pesquisas
Nome: SÂMELLA PRISCILA FERREIRA ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/10/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA | Suplente Interno |
ARLENE BATISTA DA SILVA | Examinador Interno |
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Orientador |
ROBSON LOUREIRO | Suplente Interno |
TELMA BORGES DA SILVA | Suplente Externo |
Resumo: Esta é uma pesquisa teórico-bibliográfica, de abordagem materialista histórico-dialética, que teve como objetivo apreender contribuições da teoria pedagógica
histórico-crítica para o ensino da Literatura, a partir de uma revisão bibliográfica integrativa. Foram analisados, prioritariamente, trabalhos presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que relacionaram de maneira direta o Ensino de Literatura e/ou a Leitura Literária à Pedagogia Histórico-Crítica. Tomamos o pressuposto da pedagogia histórico-crítica de que a tarefa da educação escolar é identificar as formas mais desenvolvidas do saber objetivo produzido historicamente, a fim de convertê-las em saber escolar, transmissível e assimilável no ambiente da escola, a fim de permitir ao homem singular a humanização que lhe é genérica. Desse pressuposto, elaboramos os índices que orientaram a leitura e a análise das pesquisas encontradas, a saber: 1) De que maneira e por que o trabalho com a literatura é importante para a formação humana; 2) Como identificar e escolher os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de literatura; 3) Como tornar tais conteúdos transmissíveis e assimiláveis, adequando-os às possibilidades materiais do trabalho docente. A partir desses indicadores, sistematizamos contribuições
produzidas no campo da pedagogia histórico-crítica para o ensino da literatura,
realizando uma leitura comparativa e crítica do que já foi feito até o momento e, sinalizando, quando possível, as tarefas prementes para os próximos anos.
Palavras-chave: Ensino de literatura; Leitura literária; Pedagogia histórico-crítica; Materialismo histórico-dialético.