Contribuições da Teoria Pedagógica Histórico-crítica para o Ensino de Literatura: uma Leitura Comparativa de Pesquisas

Nome: SÂMELLA PRISCILA FERREIRA ALMEIDA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/10/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA CAROLINA GALVÃO MARSÍGLIA Suplente Interno
ARLENE BATISTA DA SILVA Examinador Interno
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO Orientador
ROBSON LOUREIRO Suplente Interno
TELMA BORGES DA SILVA Suplente Externo

Resumo: Esta é uma pesquisa teórico-bibliográfica, de abordagem materialista histórico-dialética, que teve como objetivo apreender contribuições da teoria pedagógica
histórico-crítica para o ensino da Literatura, a partir de uma revisão bibliográfica integrativa. Foram analisados, prioritariamente, trabalhos presentes no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que relacionaram de maneira direta o “Ensino de Literatura” e/ou a “Leitura Literária” à “Pedagogia Histórico-Crítica”. Tomamos o pressuposto da pedagogia histórico-crítica de que a tarefa da educação escolar é identificar as formas mais desenvolvidas do saber objetivo produzido historicamente, a fim de convertê-las em saber escolar, transmissível e assimilável no ambiente da escola, a fim de permitir ao homem singular a humanização que lhe é genérica. Desse pressuposto, elaboramos os índices que orientaram a leitura e a análise das pesquisas encontradas, a saber: 1) De que maneira e por que o trabalho com a literatura é importante para a formação humana; 2) Como identificar e escolher os conteúdos a serem trabalhados nas aulas de literatura; 3) Como tornar tais conteúdos transmissíveis e assimiláveis, adequando-os às possibilidades materiais do trabalho docente. A partir desses indicadores, sistematizamos contribuições
produzidas no campo da pedagogia histórico-crítica para o ensino da literatura,
realizando uma leitura comparativa e crítica do que já foi feito até o momento e, sinalizando, quando possível, as tarefas prementes para os próximos anos.

Palavras-chave: Ensino de literatura; Leitura literária; Pedagogia histórico-crítica; Materialismo histórico-dialético.

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