Era uma Vez um Homem e o Seu Tempo: Relações de Identidade, Memória E
melancolia de Resistência em Belchior

Nome: CAMILA TEIXEIRA GABRIEL
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 15/12/2020
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
VIVIANA MÓNICA VERMES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
JEAN PIERRE CHAUVIN Suplente Externo
SIMONE LUCI PEREIRA Examinador Externo
VITOR CEI SANTOS Suplente Interno
VIVIANA MÓNICA VERMES Orientador
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Examinador Interno

Resumo: Esta dissertação tem por objetivo investigar as relações entre os conceitos de identidade, memória e melancolia de resistência no discurso literomusical do cantor e compositor, Belchior. Considera-se que a obra do artista cearense destaca a forma como se deu o processo de construção identitária do indivíduo situado no contexto de repressão política durante o período da ditadura militar iniciada em 1964. Além disso, observa-se o constante interesse do autor em
narrar as trajetórias desse sujeito também a partir de suas experiências enquanto migrante, o que envolve os efeitos de deslocamento e desenraizamento numa sociedade latino-americana imersa nos paradigmas da (pós)modernidade. O presente estudo busca analisar, empregando
pesquisa bibliográfica e documental, o trabalho de memória na obra de Belchior enquanto forma de interpretação, leitura da história indispensável ao processo de elaboração do passado e, portanto, de toda identidade individual e coletiva. Para tanto, contamos com as contribuições teóricas de Joel Candau (2011), Paul Ricoeur (2007) e Adorno (2008). Nessa esteira, a melancolia surge como traço irrefutável da condição humana e será aqui vista, através do arcabouço teórico de Ginzburg (2010) e Silva (2018), como fator determinante do ato crítico,
criativo e resistente do sujeito em Belchior. Partindo de uma perspectiva que considera as dimensões verbais, musicais e performáticas da canção, e amparando-me em autores como Costa (2001), Tatit (2012) e Finnegan (2008), a pesquisa inclui a análise das canções “Fotografia 3x4” e “Velha roupa colorida”, de 1976, e “Conheço o meu lugar”, de 1979, a fim de que seja exposto o caráter melancólico, resistente e engajado do fazer artístico do autor.
Palavras-chave: Belchior. Identidade. Memória. Melancolia de Resistência. MPB.

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