Cronotopia em Contos do Modernismo Tardio Brasileiro

Nome: VERA MARCIA SOARES DE TOLEDO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/02/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
DAISE DE SOUZA PIMENTEL Suplente Externo
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Orientador
JOSINA NUNES DRUMOND Examinador Externo
KARINA BERSAN ROCHA Examinador Externo
LINO MACHADO Suplente Interno

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Resumo: A narrativa curta, também denominada conto, no contexto do modernismo tardio brasileiro, é o objeto de estudo deste trabalho. O conto possui uma caracterização própria, diferenciando-se de outras narrativas literárias naquilo que a teoria comumente denomina “extensão” ou, segundo Carlos Reis e Ana C. Lopes, uma “modalidade de variação temporal da narrativa”. Todos os elementos que marcam a diversidade deste tipo textual em relação às demais formas narrativas, tais como: brevidade, simplicidade constitutiva,
linearidade, concentração de enredo, concentração cronotópica, densidade dramática, singularidade temática, intensidade, univocidade e univalência, estão, de certa maneira, ligados à extensão. A análise e a interpretação dos componentes tempo e espaço na formação do cronótopo são realizadas, nesta pesquisa, com vistas ao reconhecimento de um pathos que, acredita-se, fornece densidade à brevidade do conto moderno. As fontes de pesquisa para análise e interpretação dos contos centraram-se em estudiosos
especializados em teoria e crítica literárias que examinaram as categorias temporais e espaciais e aqueles que consideraram o cronótopo no contexto da modernidade, no século XX. Além destes, filósofos e pensadores voltados para o estudo do tempo e do espaço, considerando as narrativas como foco.

Palavras-chave: conto literário; cronotopia; pathos cronotópico; modernismo tardio brasileiro; contos de Clarice Lispector, Osman Lins e João Guimarães Rosa.

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