DA IMAGEM DAS MÃOS AO CORPO SEM ÓRGÃOS: UM OLHAR SOBRE A PERSONAGEM PAULO HONÓRIO DE S. BERNARDO, DE GRACILIANO RAMOS

Nome: ELIZABETE GERLÂNIA CARON SANDRINI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/09/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALDA MARIA JESUS CORREIA Examinador Externo
DENEVAL SIQUEIRA DE AZEVEDO FILHO Examinador Interno
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER Examinador Interno
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Orientador
MARCELO CHIARETTO Suplente Externo

Páginas

Resumo: O corpus de investigação para efetivação desta tese foi o segundo romance de Graciliano Ramos, S. Bernardo. Publicado na primeira metade do século passado, especificamente no ano de 1934, a narrativa constitui-se por relatos da personagem-escritora Paulo Honório, objeto deste estudo. Este teve por objetivo evidenciar como a personagem, moldada a modos de vida organizadores de corpos, torna-se um corpo liberto da interpretação e do juízo, ou seja, um corpo sem órgãos (CsO) – corpo desobstruído das organizações dominantes e hierarquizadas, transcendências organizadas para extrair trabalho útil dos indivíduos. Em suma, um novo corpo que, perante o sistema que o governa, ao modo deleuze-guattariano, deriva de um mundo da pura diferença. Abrigada por esse pensar, a reflexão crítico-analítica realizada voltou-se para as relações entre Paulo Honório e as demais personagens – principalmente entre ele e Madalena, sua esposa – e também entre ele e a arte literária. Assim, à luz dos aportes teóricos de Jacques Lacan, de Sigmund Freud, de Gilles Deleuze e de Felix Guattari, dentre outros, inclusive críticos literários de Graciliano Ramos, o corpo organizado do protagonista – vincado pelo meio sócio-político-econômico – pôde ser pensado e/ou interpretado em função dessa história desveladora da estranheza desse corpo – a começar pelas mãos – que, em estilhaço, se refaz num novo corpo, com poder de afetar e ser afetado, o sem órgãos – transgressor de modos de vida, denunciador de modelos, padrões e normas arraigadas a uma organização orgânica de corpos.

Palavras-chave: Paulo Honório. Mãos. Corpo organizado. Literatura. Corpo sem órgãos.

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