PPGL Ufes recebe André Queiroz para palestra, exibição de filmes e lançamento de livro
O Prof. Dr. André Queiroz (UFF) estará na Ufes na próxima semana para participar de atividades acadêmicas (palestras, debatepapo, exibição de filmes com debate e lançamento de livro) no Programa de Pós-Graduação em Letras, em Vitória (ES), Campus Goiabeiras, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2024.
André Queiroz é escritor, cineasta e professor titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor dos livros Tela atravessada. Ensaios sobre cinema e filosofia (Belém: Cejup, 2001), Outros nomes, sopro (Rio de Janeiro: 7Letras, 2004) e O sonho de nunca (Rio de Janeiro: 7Letras, 2004), entre outros. Participa como pesquisador colaborador do projeto "Vida e obra de Gerd Bornheim. Correspondência, entrevistas e escritos originais", aprovado no Edital Fapes Universal N. 3 / 2021, e desenvolvido pelo grupo de pesquisa Crítica e experiência estética, coordenado pelo Prof. Gaspar Paz. Nessa programação, André Queiroz apresentará resultados dessa colaboração e de ações do Projeto de Pesquisa e Extensão Cinema e Memória na América Latina (GEC/IACS/Proex/UFF).
Programação:
Dia 9 de dezembro de 2024
9h - Reunião com integrantes do grupo de pesquisa para planejamento de ações conjuntas e colaborações institucionais (UFES e UFF).
Local: sala 312 do Edifício Luísa Lopes, CCHN Ufes
10h30 – Apresentação e discussão do ensaio Desretrato falado de um ‘filósofo alemão’ - Memória e ficção, de André Queiroz, um dos capítulos do livro Balanço da Crítica e experiência estética em Gerd Bornheim, organizado por Gaspar Paz, Anielle Paola Lopes, Thays Alves Costa, Thaynã Targa e Thalita Banhos (no prelo pela Editora Cousa e com previsão de publicação para dezembro de 2024)
A compilação Balanço da crítica e experiência estética em Gerd Bornheim reúne textos de pesquisadoras/res de várias instituições brasileiras (USP, UNIFESP, UFRGS, UFRJ, UERJ, UFF, IFRJ, UFMG e Ufes), entre elas/es: Olgária Matos, Dirce Solis, Julio Bressane, Rosa Dias, Muriel Maia, Rafael Haddock-Lobo, Tiago Barros, André Queiroz, Rodrigo Duarte, Caco Coelho e Ricardo Barbosa. Além disso, em cada uma das partes do livro há um texto selecionado do Gerd Bornheim. A divisão dos capítulos inclui escritos sobre estética, cartas, cinema, artes plásticas, literatura, teatro, filosofia e depoimentos.
Local: sala 213 do Edifício Luísa Lopes CCHN Ufes
17h – Exibição do filme Araguaia, presente!, de André Queiroz, seguida de debate com mediação de Robson Loureiro (Professor Titular do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes).
Local: Cine Metrópolis/ Ufes
ARAGUAIA, PRESENTE! (2018)
Direção: André Queiroz & Arthur Moura
Argumento, roteiro, produção e direção de elenco: André Queiroz
Direção de Fotografia: Felipe Xavier
Montagem: Arthur Moura
Elenco: Julia Sarmento, Tiago Fortes, Carlos Oliveira, Breno Moroni, Amanda Calábria, e outros.
Produtora: 202 Filmes
Documentário híbrido, 84 min
Dia 10 de dezembro de 2024
10h - Reunião com integrantes do grupo de pesquisa para avaliação de atividades do projeto “Vida e obra de Gerd Bornheim” e planejamento de ações conjuntas em colaboradores com outras instituições (UERJ, UFRJ, UNIFESP, USP)
Local: sala 312 do Edifício Luísa Lopes CCHN Ufes
18h – Exibição dos Filmes João Parapeito e Solanas explicado às crianças, de André Queiroz, seguida de debate e lançamento de livro Cinema e luta de classes na América latina
Mediação: Junia Zaidan (Escritora, tradutora, professora do Departamento de Línguas e Letras da Ufes e coordenadora do Observatório de tradução)
Local: Cine Metrópolis/ Ufes
João Parapeito (2024)
Direção: André Queiroz
Argumento, roteiro e produção: André Queiroz
Direção de Fotografia: Rudá Caprilles
Montagem: Renato Vallone e João Paulo Costa
Elenco: Thiago Carvalho
Produtora: Dourado Produtores
Ficção, 19 min
Solanas explicado às crianças (2024)
Direção: André Queiroz
Roteiro: André Queiroz e Bento Vilela
Direção de Fotografia: Luiz Mad & Ian Cheibub
Montagem: Luiz Mad
Produção: André Queiroz, Aimée Borges e Daniel Gravelli
Elenco: André Ramiro, Dani Câmara, Drew Montsho, Paulo Guidelly, Rollo e outros
Produtora: Wallaroo Corp
Ficção, 79 min
Lançamento de livro
Cinema e luta de classes na América Latina
Autor: André Queiroz
Prefácio: Gaspar Paz
Editora Insular
Livro de ensaios nos quais o cinema é peça-motriz de disparo do pensamento crítico que toma os conflitos históricos, políticos, sociais e culturais latino-americanos sob o prisma da luta de classes na etapa atual de avanço do capitalismo.
Dia 11 de dezembro de 2024
14h – Palestra de André Queiroz sobre “Brecht no Brasil e os tribunais de exceção preventiva”. Programação vinculada à disciplina Tópicos especiais C (Bertolt Brecht entre a cena e o texto), ministrada por Gaspar Paz no Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes
16h – Debatepapo PPGL Ufes com André Queiroz sobre escrita literária. Leitura de mesa do roteiro de longa-metragem ficcional “Onde tudo ia morrendo” e lançamento do livro Cinema e luta de classes na América Latina. Atividade das linhas de pesquisa Literatura e outros sistemas de significação e Escrita criativa, tradução e ensino do PPGL Ufes.
Mediação: Gaspar Paz (Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes)
Organização: Grupo de pesquisa Crítica e experiência estética (PPGL UFES)
Apoio: Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes
Cine Metrópolis