Oficina de invenção de futuros em duas manhãs no MAC_BA

Estão abertas as inscrições para quem quiser participar gratuitamente de atividade dedicada a imaginar ficções e criar mundos 

A oficina de imaginação crítica e ficção científica Fábrica de Futuros será oferecida no Museu de Arte Contemporânea – MAC_BA, em Salvador, nos dias 23 e 24 de agosto, às 10h, pelo coletivo Literalutas, iniciando em Salvador um desdobramento das pesquisas do grupo Literaluta da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que realiza intervenções no circuito autor-obra-público. A oficina Fábrica de Futuros será conduzida pelo escritor Patrick Brock, a partir da pesquisa para sua tese de doutorado sobre ficção científica latino-americana, defendida no ano passado na Universidade de Oslo (Noruega).

“Ao entender o conceito de ‘literaluta’, percebi que tinha muito a ver com o que pesquisei sobre a formação de comunidades ativistas por meio da ficção especulativa,” explica Brock. Na versão soteropolitana da iniciativa capixaba, o coletivo Literalutas acrescenta um “s” à palavra original, para significar a vontade de promover uma literatura plural e conexões entre comunidades interessadas em novas maneiras de fazer o mundo. “Destacamos a importância, para quem se dedica a criar, de poder imaginar, narrar criticamente e construir um presente que não permita o fechamento das múltiplas alternativas à disposição”, sintetiza Brock, para quem é fundamental estimular uma visão crítica sobre o papel da arte em tempos de guerra e desenvolvimento tecnológico acelerado.

No encerramento do segundo dia da Fábrica de Futuros, domingo, às 15h, acontecerá o sarau Literalutas, no qual os participantes das oficinas poderão apresentar seus resultados ao microfone. Autoras e autores da cena literária local também estarão presentes para dizer textos e vender seus livros, já confirmadas as participações de Maria Helena Macedo, Maruzia Dultra (“Inventário de uma bibelotista”), Tenille Queiroz (“Alíberes, aves e plumas”), João Mendonça (“O cansaço dos outros”), Paulo Zan (“A história de uma busca”) e Wladimir Cazé (“Ação de animais”).

A oficina Fábrica de Futuros terá 15 vagas gratuitas. Os interessados devem ser maiores de 18 anos e poderão se inscrever por meio do formulário online.

 

SERVIÇO

Oficina Fábrica de Futuros

Quando: 23 e 24 de agosto, das 10h às 13h
Local: Museu de Arte Contemporânea (MAC_BA) - Espaço Colaborar
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1AWKX8gI37SAnnYWRd6Y3YPR1kMtUd4gRIeZxSi0LjOodDQ/viewform

Sarau Literalutas

Quando: 24 de agosto (domingo), às 15h
Local: Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Rua da Graça, 284, Graça, Salvador (BA) - Área de convívio (térreo, perto das escadas e elevador).

Tags: 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910