Tópicos Especiais V

Código: PLET6521
Curso: Doutorado em Letras
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: Sinopse:
Estudo das figurações do leitor em textos literários como forma de se apreender diferentes representações do ato da leitura e suas implicações para o ensino e a aprendizagem do ensino da literatura.
Bibliografia: Bibliografia teórica
BARBOSA, João Alexandre. A biblioteca imaginária. São Paulo: Ateliê Editorial, 1996.
BAYARD Pierre. Comment parler des livres qu.on pas lus?. Paris: Les Éditions de Minuit, 2007.
BLOOM, Harold. Como e por que ler?. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Brasília, 2001. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf. Acesso em 29 outubro 2008.
COMPAGNON, Antoine. Literatura para quê?. Tradução de Laura Taddei Brandini. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2009.
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003.
DALVI, Maria Amélia; JOVER-FALEIROS, Rita; REZENDE, Neide Luzia de (Org.). Literatura e Educação: problemas, perguntas, propostas. Vitória: Edufes, 2013 [no prelo].
FRANCHETTI, Paulo. Ensinar literatura para quê?. Revista Desenredos, Teresina, n. 3, p. 1-9, 2009.
GIASSON, Jocelyne. La compréhension en lecture. Bruxelas: De Boeck, 1990.
HANSEN, João Adolfo. Reorientações no campo da leitura literária. In: ABREU, Márcia; SCHAPOCHNIK, Nelson (Org.). Cultura letrada no Brasil: objetos e práticas. São Paulo: FAPESP; Campinas, SP: ALB; Mercado de Letras, 2005. p. 13-44.
JOVER-FALEIROS, Rita. Didática da leitura na formação em FLE: em busca dos leitores.2009. 299 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês) . Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
________. Literatura para todos. Literatura e Sociedade. n. 9, Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada, 2006.
________. O ensino da literatura. In: NITRINI, Sandra et al. (Org.). Literatura, artes e saberes. São Paulo: Abralic; Hucitec, 2008.
PIGLIA, Ricardo. O último leitor. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
ROUXEL, Annie. Autobiographie de lecteur et identité littéraire. In: ROUXEL, Annie; LANGLADE, Gérard. Le sujet lecteur. Rennes: PUR, 2004. p. 137-152.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Da leitura do mundo à leitura das palavras. In: BARZOTO, Valdir Heitor (Org.). Estado da leitura. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1999.
TODOROV, Tzvetan. La littérature en péril. Paris: Flammarion, 2007.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910