DO BERIMBAU À CANETA: A MANDINGA LITERÁRIA EM MACHADO DE ASSIS, CONCEIÇÃO EVARISTO, ALLAN DA ROSA E CIDINHA DA SILVA

Nome: KATIANE MARTINS DE OLIVEIRA

Data de publicação: 15/03/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS Examinador Interno
KARINA LIMA SALES Examinador Externo
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Presidente

Resumo: A palavra literaginga é epistêmica ao situar a literatura e a ginga como produtoras de potência crítica e subjetiva. E, ainda, trazendo questionamentos à produção literária e constituindo uma metodologia pensada a partir da criação do dispositivo de leitura para análise de literaturas. A noção de literaginga, palavra criada por mim, age como instância de movimento, pois dá vazão à
mudança de perspectiva sobre a ideia de estética e escrita que ao longo do trabalho foi apresentada. Essa dissertação consistiu na apresentação de um recurso sinestésico, aproximando elementos fortes da memória cultural negrobrasileira como a capoeira, por seu teor simbólico, para o trato com ferramentas usadas na literatura. Foi necessário analisar quatro contos, como
forma de verificação para a leitura crítica, a saber: O conto “Teoria do Medalhão” de Machado de Assis, o conto “Chão de Allan da Rosa”, o conto “Os amores de Kimbá” de Conceição Evaristo e o conto “Jangada é pau que boia” de Cidinha da Silva. A partir da análise foi possível apresentar e aplicar as quatro características que sustentam essa categoria de análise e sua funcionalidade, testificando e legitimando a literaginga como nominata, que são elas: 1. Configuração semântica em oralidade; 2. Movimentos oralizados, corporificados e estéticos presentes na literatura (negro-brasileira); 3. Mandinga: Problematização de maneira não direta; 4. Cadência: ritmo verbal. Para tal, utilizou-se o aporte teórico dos estudos fomentados pelos aspectos característicos da literatura, que recorreu a Antônio Candido (2006), a fim de pensar a relação entre literatura e sociedade. Com objetivo de ampliar as
discussões acerca da literatura negro-brasileira Cuti (2010). Para fomentar aos estudos da performance aproximando com a literatura recorreu-se a Graciela Ravetti (2002). Além disso, invocou a filosofia e os saberes dos mestres de capoeira. O objetivo apontou para a verificação da aplicabilidade do conceito literaginga, a fim de construir uma dialética entre capoeira e literatura,
compreendendo o desenvolvimento e o aprofundamento de novas metodologias dos saberes.

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