CECÍLIA MEIRELES NOS LIVROS DIDÁTICOS

Nome: VERENA WERNECK ALVARENGA CRISPIM

Data de publicação: 15/03/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA MIRTIS CASER Examinador Interno
SOLANGE FIUZA CARDOSO YOKOZAWA Examinador Externo
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO Presidente

Resumo: A análise detalhada dos livros didáticos ao longo das últimas seis décadas revela um padrão
consistente na apresentação da figura da poeta Cecília Meireles. A maioria desses materiais
educacionais retratou Cecília como uma poeta espiritualista, intimista, simbolista,
autorreflexiva e delicadamente feminina, reforçando características que limitam a compreensão
da diversidade temática e estilística de sua poesia, ressaltando principalmente a sensibilidade e
a musicalidade de sua obra e enquadrando-a em rótulos predefinidos que não exploravam
plenamente a amplitude e a ousadia de sua produção literária. No entanto, esta pesquisa destaca
que Cecília Meireles foi uma autora versátil que também explorou temas e estruturas mais
audaciosas em sua poesia, referenciando seu tempo e os acontecimentos históricos que
vivenciou. Embora tenha havido uma evolução nas abordagens dos livros didáticos mais
recentes, que adotaram uma postura de menos enquadramento e mais reflexiva em relação aos
autores e movimentos estéticos literários, defende-se que a tendência de manter uma imagem
tradicional da poeta Cecília Meireles ainda persiste, restringindo muitas vezes a percepção do
seu legado literário de forma completa.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910