LEITURA LITERÁRIA COM ALUNOS DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II: A CARTOMANTE, DE MACHADO DE ASSIS, ADAPTADA EM HQ

Nome: SIMONE VALIM CÂNDIDO BOURGUIGNON

Data de publicação: 15/02/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ARLENE BATISTA DA SILVA Orientador

Resumo: A presente pesquisa apresenta como objeto de estudo a prática de leitura literária do clássico conto A cartomante, de Machado de Assis, adaptado em Histórias em Quadrinhos – HQ, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Cariacica/Espírito Santo. Os autores norteadores dessa pesquisa foram Antonio Candido (1995), Dermeval Saviani (1991), Mikhail Bakhtin (2006), Beth Brait (2005), Marisa Lajolo (2006), Regina Zilberman (1988), Ana Maria Machado (2002) e Maria Amélia Dalvi (2013). As questões que norteiam este estudo são: a) Como e por que trabalhar a leitura literária de obras clássicas em contexto escolar com alunos do Ensino Fundamental II? b) Como o professor pode mediar a leitura de clássicos literários com o público adolescente em ambiente escolar? Dessa forma, pretende-se, por meio desta investigação, refletir sobre modos de introduzir a leitura de obras clássicas nos anos finais do Ensino Fundamental II com auxílio das adaptações em HQ. O trabalho justifica-se em face do (a): a) suposto desinteresse dos alunos em ler obras clássicas na escola; b) dificuldade encontrada pelos professores em realizar leitura literária em sala de aula; c) necessidade de investigar as contribuições das adaptações em HQ enquanto recursos pedagógicos de motivação de leitura em contexto escolar. Desse modo, a metodologia teórico-prática adotada neste trabalho pauta-se nas concepções pedagógicas não conservadoras alinhadas, principalmente, à perspectiva pedagógica histórico-crítica. A pesquisa foi realizada em duas etapas: a primeira, de caráter bibliográfico-documental, e a segunda, de caráter prático, consistindo numa prática de leitura literária de um conto machadiano A Cartomante, adaptado em HQ com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa evidenciam a efetiva contribuição dos clássicos literários adaptados em HQ como importante recurso pedagógico que o professor pode lançar mão para a realização da leitura literária na escola, visto que os adolescentes tomam as HQ como atrativo. Para tanto, faz-se necessário um trabalho de leitura sistematizado, organizado e mediado pelo professor. Assim, conclui-se esta pesquisa na compreensão de que as práticas de leitura literária na escola precisam instrumentalizar o aluno para a leitura dos clássicos.

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