A OBRA, UMA OVA: CONSIDERAÇÕES INCOMPLETAS SOBRE OVA COMPLETA DE SUSANA THÉNON
Nome: SARA LOVATTI MANCINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/11/2022
Orientador:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Orientador |
Banca:
Nome![]() |
Papel |
---|---|
JUAN PABLO CHIAPPARA | Examinador Externo |
MARIA MIRTIS CASER | Suplente Interno |
RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL | Examinador Interno |
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Orientador |
Resumo: RESUMO
Ova completa (1987) foi o último livro escrito pela argentina Susana Thénon. A
autora, traduzida recentemente pela poeta brasileira Angélica Freitas, é
contemporânea da geração de los 60, embora não esteja entre as poetas mais
estudadas de sua época. Ela constantemente contesta a construção canônica
na literatura assumindo uma linguagem transgressora e provocativa. Este
trabalho se desdobrará sobre a dessacralização do cânone na literatura escrita
por mulheres contemporâneas, sob análise dos sete primeiros poemas de Ova
completa, contemplando, porém, a totalidade da obra/ova de Thénon. Para
isso, recorremos a imagens que rememorem a ideia de ova como o poema
visual de Franklin Fernández, Naturaleza Muerta, e aquela proposta por
Virginia Woolf em seu ensaio O sol e o peixe (2015). Neste processo de
pesquisa notou-se a necessidade de um posicionamento mais impositivo e
ativo da crítica escrita por mulheres sobre mulheres que escrevem, como
menciona Eurídice Figueiredo (2019), não apenas em prol de uma reparação
histórica, retirando do gueto poetas marginalizadas, mas com o objetivo de
consolidar e reconstruir uma tradição poética fundada à margem. O conceito de antipoesia na obra de Nicanor Parra (1998) e de cânone segundo Roberto
Reis (1992) e Harold Bloom (2002) também respaldarão esta pesquisa.
PALAVRAS-CHAVE: Literatura escrita por mulheres; Literatura contemporânea; Literatura argentina; Susana Thénon.