Poesia que marcha: reflexões sobre a musicalidade em um poema de Cecília Meireles
Nome: LORENA SANTOS DE ARAUJO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 05/06/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRESSA ZOI NATHANAILIDIS | Suplente Externo |
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER | Suplente Interno |
JACICARLA SOUZA DA SILVA | Examinador Externo |
VIVIANA MÓNICA VERMES | Orientador |
WILBERTH CLAYTHON FERREIRA SALGUEIRO | Examinador Interno |
Resumo: Esta dissertação propõe uma análise do poema Marcha, a partir de considerações acerca da musicalidade na poesia de Cecília Meireles (1901-1964), com a associação entre dois sistemas de significação: a poesia e a música. Nesse sentido, a análise de Marcha selecionado da obra Viagem (1939) contribui para evidenciar essa ponte. Também se pretende investigar as estruturas que compõem a poesia, encontrando
nelas outros sentidos para os poemas, para além do que a tradicional crítica propõe: distanciamo-nos, aqui, de uma visão etérea, mística e sem relação com a realidade. Elementos como melodia, ritmo, anáfora, assonância e aliteração, entre outros componentes poéticos que trazem musicalidade ao poema, estão em relação direta com o caráter militante de sua obra.
Palavras-chave: Cecília Meireles. Música e Literatura. Poema Marcha. Musicalidade.