Name: SÉRGIO WLADIMIR CAZÉ DOS SANTOS
Publication date: 10/11/2021
Advisor:
Name | Role |
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MARIA MIRTIS CASER | Advisor * |
Examining board:
Name | Role |
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MARIA MIRTIS CASER | Advisor * |
PAULO ROBERTO DE SOUZA DUTRA | Internal Examiner * |
SÉRGIO DA FONSECA AMARAL | Internal Alternate * |
VITOR CEI SANTOS | Internal Examiner * |
Summary: Analisa o romance Conspiración en el país de Tata Batata, do argentino Ezequiel Martínez
Estrada, obra inacabada publicada postumamente em 2014 (cinquenta anos após sua morte),
em volume organizado pelo também escritor Ariel Magnus, que procurou dar uma composição
coerente aos 80 fragmentos inéditos deixados pelo autor. Compara o romance com outros quatro
contos do autor, em que os temas da organização social, do poder político e do Estado são
abordados explicitamente: La inundación (1943), Sábado de Gloria (1944), Examen sin
consciencia (1949) e No me olvides (1957). Analisa como Martínez Estrada traduz no
romance ideias e posicionamentos que havia desenvolvido anteriormente nos contos e em seus
ensaios de interpretação das realidades argentina e latino-americana, destacando sua
inquietação diante da instabilidade política e do exercício autoritário do poder em seu país e no
continente. Em Conspiración en el país de Tata Batata, essa preocupação se reflete, em termos
formais, na própria fragmentação e no inacabamento da obra, que reconfiguram esteticamente
a experiência da ocorrência cíclica de rupturas institucionais e implantação de regimes
burocrático-autoritários nas Américas do Sul e Central e no Caribe. Ao apontar como se dá a
tradução do insólito político latino-americano em Conspiración en el país de Tata Batata, esta
tese considera que é possível identificar, na passagem do tratamento ficcional de temas
fundamentalmente argentinos para temas vinculados com a realidade latino-americana pensada
como um todo, uma estratégia narrativa fundada no insólito, com a qual o narrador constrói no
romance um país imaginário, o que lhe permite esquivar-se, quando oportuno, da referência
direta a qualquer país concreto. Para desenvolver essa abordagem, realiza um levantamento da
crítica literária existente sobre a narrativa de ficção de Martínez Estrada, com destaque para
aquela que trata dos contos que integram o corpus e o conceito de real ominoso (Liliana
Weinberg); recorre a uma contextualização histórica, em consonância com uma abordagem
sócio-crítica orientada por considerações de Antonio Candido; discute as reflexões do próprio
Martínez Estrada sobre a literatura fantástica em Hudson, Balzac e Kafka; e se apropria de
teorizações sobre o realismo maravilhoso (Chiampi) e o discurso histórico (Barthes), de modo
a fazer a crítica literária de uma obra atravessada num cruzamento entre dois tempos, o de sua
escrita e o de sua recepção póstuma.
Palavras-chave: Ezequiel Martínez Estrada Ficção, Narrativa argentina, Romance
latino-americano, Literatura e política, Tradução, Insólito.