Summary: A intensa vida cultural do Rio de Janeiro no início do século XX tinha os teatros como um de seus espaços principais. A tradição da historiografia musical brasileira, que trata música erudita e música popular como entidades isoladas, tem registrado as atividades musicais desenvolvidas nos teatros cariocas desse período de forma parcial e a partir dessa dicotomia. Este projeto propõe, a partir de um levantamento sistemático das atividades musicais realizadas nos principais teatros da cidade do Rio de Janeiro entre 1906 e 1920, uma análise dos circuitos musicais da cidade. Tal análise contemplará os repertórios, a organização dos programas, a recepção (da crítica musical encontrada nos periódicos e num sentido mais amplo, a partir dos registros de cronistas e memorialistas), as práticas culturais nesses espaços e os seus significados sociais. A análise e reflexão sobre a complexa rede que se constitui pela superposição de circuitos (que remetem a diferentes projetos musicais, culturais e políticos) ensejará uma discussão relevante para a compreensão da construção histórica de categorias artísticas verticalizadas, a projeção de um imaginário de prestígio em determinadas práticas e repertórios musicais, muitas vezes em desacordo com o efetivo usufruto dessas experiências, mas que se reflete em políticas públicas de apoio às artes, formação de gosto e consumo de arte.
Starting date: 01/08/2016
Deadline (months): 36
Participants:
Role | Name |
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Coordinator * | VIVIANA MÓNICA VERMES |