A constituição da educação literária no Brasil contemporâneo
Resumo: Parte-se do pressuposto, com base em estudos anteriores, que o campo de conhecimento dedicado às interrelações entre Literatura e Educação não é, ainda, plenamente consolidado no contexto brasileiro, diferentemente do que ocorre em outros países latinoamericanos. A pesquisa proposta visa a compreender o processo de constituição do campo "Educação Literária" no Brasil contemporâneo (posterior à redemocratização), identificando correntes teórico-metodológicas, apostas político-ideológicas, práticas/práxis pedagógicas, produções literárias, premiações, programas públicos e estudiosos decisivos no processo. Opta pelas contribuições teórico-metodológicas da Filosofia Enunciativo-Discursiva da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sem, contudo, ignorar as contribuições decisivas de outras correntes e autores. Para a consecução de seus propósitos, articula produção e estudo crítico de dados produzidos/coletados nas seguintes fontes: a) documentos oficiais da educação; b) periódicos científicos; c) dissertações e teses; d) registros oficiais de grupos de pesquisa; e) textos literários em prosa e em verso; f) materiais pedagógicos utilizados na educação literária; g) pesquisa de campo. Fará esse estudo a partir de diferentes recortes históricos, iniciando-se pelo período compreendido entre a primeira eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao presente, recuando progressivamente até o início da redemocratização brasileira posterior à Ditadura Civil-Militar (1964-1985).
Data de início: 01/06/2018
Prazo (meses): 48
Participantes:
Papel | Nome |
---|---|
Aluno Doutorado | ROSANA CARVALHO DIAS VALTÃO |
Aluno Doutorado | RAVENA BRAZIL VINTER CRUZ |
Aluno Doutorado | ARNON TRAGINO |
Aluno Doutorado | SUÉLLEN PEREIRA MIOTTO LOURENÇO |
Aluno Mestrado | SÂMELLA PRISCILA FERREIRA ALMEIDA |