A constituição da educação literária no Brasil contemporâneo

Resumo: Parte-se do pressuposto, com base em estudos anteriores, que o campo de conhecimento dedicado às interrelações entre Literatura e Educação não é, ainda, plenamente consolidado no contexto brasileiro, diferentemente do que ocorre em outros países latinoamericanos. A pesquisa proposta visa a compreender o processo de constituição do campo "Educação Literária" no Brasil contemporâneo (posterior à redemocratização), identificando correntes teórico-metodológicas, apostas político-ideológicas, práticas/práxis pedagógicas, produções literárias, premiações, programas públicos e estudiosos decisivos no processo. Opta pelas contribuições teórico-metodológicas da Filosofia Enunciativo-Discursiva da Linguagem (Círculo de Bakhtin), sem, contudo, ignorar as contribuições decisivas de outras correntes e autores. Para a consecução de seus propósitos, articula produção e estudo crítico de dados produzidos/coletados nas seguintes fontes: a) documentos oficiais da educação; b) periódicos científicos; c) dissertações e teses; d) registros oficiais de grupos de pesquisa; e) textos literários em prosa e em verso; f) materiais pedagógicos utilizados na educação literária; g) pesquisa de campo. Fará esse estudo a partir de diferentes recortes históricos, iniciando-se pelo período compreendido entre a primeira eleição do presidente Luís Inácio Lula da Silva ao presente, recuando progressivamente até o início da redemocratização brasileira posterior à Ditadura Civil-Militar (1964-1985).

Data de início: 01/06/2018
Prazo (meses): 48

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado ROSANA CARVALHO DIAS VALTÃO
Aluno Doutorado RAVENA BRAZIL VINTER CRUZ
Aluno Doutorado ARNON TRAGINO
Aluno Doutorado SUÉLLEN PEREIRA MIOTTO LOURENÇO
Aluno Mestrado SÂMELLA PRISCILA FERREIRA ALMEIDA

Páginas

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910