OS MEIOS DE PRODUÇÃO CULTURAL DO ULTRAIMPERIALISMO AMERICANO: BARROCO, REALISMO E BIOPOLÍTICA. (Machado, Pagu, Oswald, Carolina de Jesus, Agrippino de Paula
Resumo: As civilizações de tradição de oprimido são metafísicas porque as narrativas de suas origens, centradas na figura do soberano, reproduzem-se no destino da comunidade. A modernidade capitalista é uma estrutura social e produtiva metafísica porque se realiza pela reprodução ampliada, compreendida como o destino de sua origem, a saber: o capital. A hipótese desta pesquisa sustenta-se no argumento de que a modernidade capitalista conheceu quatro períodos metafísicos: 1) o período colonial; 2) o período revolucionário da civilização burguesa, o menos metafísico, entre todos; 3) O período do interimperialismo europeu; 4) o momento atual do ultraimperialismo americano, que incorpora e desdobra metafisicamente os períodos precedentes, como meios de produção cultural mundialmente estabelecido. Esta pesquisa pretende pensar o dispositivo (ethos) barroco e o realista como potências estéticas que rasuram a metafísica da civilização burguesa. O barroco rasura a sua origem; o realismo, o seu destino. Tendo em vista os romances Memórias póstumas de Brás Cubas (1981), de Machado de Assis; Parque industrial (1933), de Patrícia Galvão; Revolução melancólica (1943) e Chão (1945), de Oswald de Andrade; Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus; e PaAmerica (1967), de José Agrippino de Paula, propõe-se pensar o dispositivo barroco e realista no contexto da literatura brasileira, tendo em vista as questões históricas típicas do sistema metafísico do capitalismo latino-americano, do período colonial ao contemporâneo. Outro tema que subjaz a essas questões é o da biopolítica, pensado sob dois pontos de vista: biopolíticas das metafísicas da civilização burguesa; e biopolíticas sem origem e sem destino, logo sem metafísica. Espera-se que a bibliografia proposta responda minimamente aos desafios projetados.
Data de início: 23/03/2020
Prazo (meses): 24
Participantes:
Papel | Nome |
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Coordenador | LUÍS EUSTÁQUIO SOARES |