Tópicos Especiais XXIV

Código: PLET5540
Curso: Mestrado em Letras
Créditos: 2
Carga horária: 30
Ementa: O texto dramático. O ambiente dramático. O teatro e sua origem. As festividades dionisíacas. A comédia segundo Aristóteles e o nascimento da tragédia, segundo Friedrich Nietzsche. O Cômico. A sátira. A ironia. La Commedia Del`Arte. O teatro de títeres. O teatro de Aristófanes, de Menandro, de Plauto, de Terêncio e os seus seguidores no Renascimento e na Modernidade. O teatro medieval e sua evolução. Os autos e tragicomédias. O teatro grotesco.
Bibliografia: ADORNO, Theodor. Teoria Estética. Lisboa: Martins Fontes, 1982.
ANCHIETA, Joseph de. Auto da pregação universal. Auto na Vila de vitória e visitação de S. Isabel. Na aldeia de Guaraparim. Auto de Santa Úrsula. Teatro de Anchieta. Obras completas. Tradução e notas de P. Armando Cardoso. São Paulo: Losada, 1977. p 59-67; 98-109. 2003- 233; 276-294..
ANTELO, Raul (org.). Declínio da arte, ascensão da cultura. UFSC Florianópolis 1998.
ARISTÓFANES. As vespas. As aves. As rãs. Tradução Mário da Gama Kury, 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.
ARISTÓTELES: A Poética. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Ars Poética, 1992.
ARLT, Robert. .El fabricante de fantasma.. .La fiesta del hierro.. Obra Completa. Buenos Aires: Omeba. 1981.
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução e posfácio de Teixeira Coelho. 3.ª Tiragem. São Paulo: Max Limonad, 1987.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BARTHES, Roland. Semiología del teatro. Tradução de Rita Bourgemino y Pedro Souza. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BEHAR, Henry. Sobre El teatro dadá y surrealista. Barcelona: Barral, 1970.
BENTLEY, Eric. A experiência viva do teatro. Apresentação Paulo Francis. Tradução de Álvaro Cabral. 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.
BERGSON, Henri. O riso. Ensaio sobre a significação do cômico. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1978.
BURKE, Peter. Cultura Popular na Idade Moderna. Tradução de Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1967.
CALDERÓN DE LA BARCA, Pedro. .El gran teatro del mundo. Auto Sacramental Alegórico.. In: Calderón de la Barca. Buenos Aires: Artes Gráficas Bartolomé, 1951. p. 641-687. (El Ateneo. Clásicos inolvidables-nº 23)
CALDERÓN DE LA BARCA, Pedro. El gran mercado del mundo. Madrid: Cátedra, 1985.
CALDERÓN DE LA BARCA, Pedro La cena del rey Baltasar. <http://www.acanomas.com/Libros-Clasicos/30965/La-cena-de-Baltasar-(Pedro-Calderon-de-la-Barca).htm>
CARVALHAL, Tânia Franco. Literatura comparada. São Paulo: Ática, 1986.
CORNEILLE. El Cid. Paris: Aristide Quillet,1953. p. 3-92.
D`ONOFRIO, Salvatore. Os motivos da sátira romana. Marília: FFCL de Marília. Departamento de Letras, 1968
ESQUILO, Agamenón. <http://estudando.weebly.com/uploads/ 5/2/3/8/5238344/ agamemnon.pdf>
EURÍPIDES. Oreste < http://nevada.ual.es/fgriega/PDF/EUR-ORE-Tea. pdf>
FREIRE, Antônio. O teatro grego. Braga: Publicações da Faculdade de Filosofia, 1985.
GOMES, dias. O pagador de promessas.13. ed. Rio de Janeiro: Edições Ouro, [s/d].
GUILLÉN, Claudio. Entre lo uno y lo diverso. Introducción a la literatura comparada. Barcelona: Crítica 1985.
JARRY, Alfred. Ubú rey. Edición de Lola Bermúdez, Traducción de José Benito Alique, Madrid: Cátedra (Letras Universales), 2002.
KOWZAQN, Tadeusz. El signo y el teatro. Traducción de María del C. Bobes y Jesús G. Maestro. Madrid: Arco/Libros, SL, 1997.
LOPE DE VEGA, Félix. El Caballero de Olmedo. Madrid: Planeta, 1982.
LOPE DE VEGA, Félix. Arte nuevo de hacer comedia. Buenos Aires: Artes Gráficas Bartolomé, 1951. p.31-39. (Ateneo, Clásicos inolvidables, nº 33)
LOPE DE VEGA, Félix. El mejor alcalde el Rey. Fuenteovejuna. 7. ed. Madrid: Espasa Calpe, 1962.
LOPE DE VEGA, Félix. Peribanés y el comendador de Ocaña. São Paulo: Mestre Jou, 1964.
LOPE DE VEGA, Félix. El castigo sin venganza. < http://www.biblioteca.org.ar/libros/905.pdf> o Ed. Bilíngüe Madrid: La factoria de Ediciones: Brasília: Consejería d eEducación de la Embajada de España, D. L., 1995.
MALLHADAS, Daisi. Tragédia grega. O mito em cena. São Paulo: Ateliê, 2003.
MATOS, Geraldo da costa. O palco popular e o texto palimpséstico de Ariano Suassuna. Juiz de Fora: [s/i] 1998.
MOLINA, Tirso. El burlador de Sevilla. Madrid: Cátedra, 1995.
OLIVEIRA, Ester Abreu V. de. Para una lectura del teatro actual. Estudio de PANIC DE ALFONSO Vallejo. Vitória, ES, Academia Espírito-santense de Letras, 2009.
OLIVEIRA, Ester Abreu V. de Realidade no mundo de Indianismo em .Recepção na aldeia de Guaraparim . um auto de Anchieta como instrumento estratégico de ensino. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. 70, Vitória (ES) IHGES, 2014. p. 31-52.
OLIVEIRA Ester Abreu Vieira de. El Caballero de Olmedo: razão e paixão; amor e morte no século de ouro espanhol. Hispanista . Vol XV . nº 58 . Julio . Agosto . Septiembre de 2014. Revista electrónica de los Hispanistas de Brasil . Fundada en abril de 2000 ISSN 1676 . 9058 ( español) ISSN 1676 . 04X (portugués)
OLIVEIRA, Ester Abreu V. de Ensaio sobre a dramaturgia do clássico ao contemporâneo. São Paulo: Opção, 2016.
PIRANDELLO, Luigi. Seis personagens à procura de autor. São Paulo, Peixoto Neto, 2004.
PEREIRA, Maria Helena da Rocha. Mito ironia e psicologia No Orestes de Eurípides. < http://www.uc.pt/fluc/eclassicos/publicacoes/ ficheiros/humanitas 39-40/01_Rocha_Pereira.pdf>
PIRANDELO, Luigi. Ensayos. Madrid: Guadarrara,1968.
PLATÃO. A República. Tradução de Albertino Pinheiro. 6. ed. São Paulo: Atena, 1956. vol. 37.
PLAUTO; TERÊNCIO. Comédia latina. Rio de Janeiro: Edições Ouro, [s/d].
RIBEIRO, Saulo. Corpodedelito& RipeCal. Dramaturgias. Vitória: Cousa, 2013.
ROJAS, Fernando La Celestina. 9. ed. Madrid: Cátedra. 1995.
SHAKESPEARE, Willian. O Rei Lear. Sonho de uma noite de verão. Obra Completa. Rio de Janeiro, Aguilar, 1988. vol 2 e vol 1.
SANT`ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase & cia. 3.ed. São Paulo: Ática, 1988.
SASTRE, Alfonso. Ensayo general sobre lo cómico. Hiru: Hondanibia, 2002.
SÓFOCLES. EDIPO REY.< http://www.ciudadseva.com/textos/teatro/ sofocles/edipo_rey.htm>
SUASSUNA, Ariano. Auto de João da Cruz. Auto da Compadecida.
TEATRO MEDIEVAL. 4. ed. Madrid: Castalia, 1976.
VALLEJO, Alfonso. PANIC. Madrid: La Avispa, 2001. ou <http://www.alfonsovallejo.com/espanol/publicaciones.html >ou
<http://www.alfonsovallejo.com/espanol/libros/panictraduccion.pdf>
VERNANT, Jean-Pierre; VITAL .NAQUET, Pierre. Mito e tragédia na Grécia antiga. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
VICENTE, GIL. Auto da Sibila. Auto do velho da horta. Auto da alma.
UBERSFELD, Anne. Semiótica teatral. Traducción y adaptación de Francisco Torres Monreal. 3. ed. Madrid: Cátedra/ Universidad de Murcia, 1998

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910