Muito além do que se vê: a alegoria em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

Nome: ADRIANA VIEIRA DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/08/2011

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
FERNANDO MAUÊS DE FARIA JÚNIOR Suplente Externo
JUREMA JOSÉ DE OLIVEIRA Suplente Interno
LINO MACHADO Examinador Interno
MARIA JOSE ANGELI DE PAULA Examinador Externo
PAULO ROBERTO SODRÉ Orientador

Resumo: O objetivo desta pesquisa é a análise das características textuais trabalhadas por José Saramago, na estrutura alegórica de seu romance Ensaio sobre a cegueira (1995). Para isso, realiza uma revisão teórica do conceito de alegoria, considerando sua origem, formas e subdivisões, segundo o critério da clareza, e aponta as semelhanças e as desproporções entre alegoria e outras figuras. Trata da classificação histórica da alegoria: alegoria dos poetas e alegoria dos teólogos. Destaca a oposição entre símbolo e alegoria, promovida pelos românticos e enfoca o conceito de leitura alegórica. Pontua os elementos alegóricos presentes na narrativa: nos vocábulos que ilustram o seu próprio título, na intertextualidade com os ditos populares, nas personagens, no narrador e nos espaços narrativos. Fundamentada nos estudos de Walter Benjamin, Flávio Kothe, João Adolfo Hansen, Mikhail Bakhtin e Marc Augé, busca ressaltar o romance de Saramago como espaço de questionamento do homem no mundo.

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