Muito além do que se vê: a alegoria em Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago
Nome: ADRIANA VIEIRA DE SOUZA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/08/2011
Banca:
Nome | Papel |
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FERNANDO MAUÊS DE FARIA JÚNIOR | Suplente Externo |
JUREMA JOSÉ DE OLIVEIRA | Suplente Interno |
LINO MACHADO | Examinador Interno |
MARIA JOSE ANGELI DE PAULA | Examinador Externo |
PAULO ROBERTO SODRÉ | Orientador |
Resumo: O objetivo desta pesquisa é a análise das características textuais trabalhadas por José Saramago, na estrutura alegórica de seu romance Ensaio sobre a cegueira (1995). Para isso, realiza uma revisão teórica do conceito de alegoria, considerando sua origem, formas e subdivisões, segundo o critério da clareza, e aponta as semelhanças e as desproporções entre alegoria e outras figuras. Trata da classificação histórica da alegoria: alegoria dos poetas e alegoria dos teólogos. Destaca a oposição entre símbolo e alegoria, promovida pelos românticos e enfoca o conceito de leitura alegórica. Pontua os elementos alegóricos presentes na narrativa: nos vocábulos que ilustram o seu próprio título, na intertextualidade com os ditos populares, nas personagens, no narrador e nos espaços narrativos. Fundamentada nos estudos de Walter Benjamin, Flávio Kothe, João Adolfo Hansen, Mikhail Bakhtin e Marc Augé, busca ressaltar o romance de Saramago como espaço de questionamento do homem no mundo.