INCURSÕES EM ESCRITA DE MULHERES:
REPRESENTAÇÕES DA PÁRIA EM CARMEN DA SILVA E PATRÍCIA GALVÃO

Nome: MARISTELA RODRIGUES LOPES

Data de publicação: 31/07/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIANE TEREZINHA DO AMARAL CAMPELLO Examinador Externo
JOAO CLAUDIO ARENDT Examinador Interno
MARIA MIRTIS CASER Presidente
MICHELE FREIRE SCHIFFLER Examinador Interno
RICARDO OLIVEIRA DE FREITAS Examinador Externo

Resumo: De 1960 para cá, impulsionada pela crítica feminista, a literatura produzida por mulheres tem
alcançado maior visibilidade nos estudos literários, que têm recuperado o legado daquelas
autoras que se encontram à margem do cânone. Esse é o caso de Carmen da Silva (1919-1985)
e Patrícia Galvão (1910-1962), cujos romances são objeto desta tese, que investiga a
representação da pária. Inicialmente, a partir do pensamento de Flora Tristan (2000; 2015) e
Eleni Varikas (1989; 2014; 2015), discorre-se sobre aspectos políticos e estéticos em torno
dessa categoria, de modo a inserir as autoras no campo dessa discussão. Depois, considera-se a
memória, em seu caráter performativo, como espaço político da pária, o que resultará na
constatação de que pode ocorrer memoricídio tanto na esfera política quanto no campo literário.
Ademais, se constata, também, a performatividade das narrativas em análise. Servem de
arcabouço teórico, nesse segundo momento da tese, as contribuições de Graciela Ravetti (2002),
Diana Taylor (2002), Márcio Seligmann-Silva (2003), Fernando Báez (2010), Roland Walter
(2013), Nelson Werneck Sodré (2010), Jaime Ginzburg (2017), Eurídice Figueiredo (2017;
2020), entre outras. Por fim, investiga-se a pária nos romances Parque Industrial (1933), de
Patrícia Galvão, Sangue sem dono (1964) e Fuga em setembro (1973), e na novela “Dalva na
rua mar” (1965), de Carmen da Silva, tendo como principal diretriz teórica Mikhail Bakhtin
(2002; 2006; 2015), com ênfase nos conceitos heterodiscurso e dialogismo. Assim, resulta desta
tese a defesa da ideia de que a pária tem, no gênero romanesco, o locus privilegiado para a sua
representação e resistência.

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