LITERATURA NO ENSINO MÉDIO COM VISTAS À FORMAÇÃO OMNILATERAL: PRINCÍPIOS PARA A SELEÇÃO DE REPERTÓRIOS DE LEITURA
Nome: RAVENA BRAZIL VINTER CRUZ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/11/2022
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ADRIANA PIN | Examinador Externo |
ANA CRELIA PENHA DIAS | Suplente Externo |
CLÁUDIO JOSÉ DE ALMEIDA MELLO | Examinador Externo |
MARIA AMÉLIA DALVI SALGUEIRO | Orientador |
NELSON MARTINELLI FILHO | Suplente Interno |
Páginas
Resumo: O presente trabalho se insere nas discussões do grupo de pesquisa Literatura e Educação e, a partir de uma pesquisa de caráter teórico-bibliográfico, objetivou elaborar, com base nos estudos da pedagogia histórico-crítica, princípios gerais para a seleção de leituras literárias a serem realizadas pelos estudantes de nível médio, a partir das aulas da disciplina escolar de Língua Portuguesa, visando a seu máximo desenvolvimento no contexto contemporâneo. Fundamentada no materialismo histórico e dialético (DUARTE, 2000; MARTINS, 2020), a pesquisa tomou como pressuposto a defesa que a pedagogia histórico-crítica faz sobre o papel da educação escolar na transmissão do saber elaborado (SAVIANI, 2013), destacando a importância central de um ensino de qualidade para a classe que vive do trabalho, tendo em vista que os dominados dominem aquilo que os dominantes dominam para que seja possível a superação da atual sociedade dividida em classes antagônicas. Pensando nessas questões, buscou-se responder às seguintes perguntas: a) Quais os objetivos da educação escolar para a classe que vive do trabalho?; b) Por que a teoria pedagógica histórico-crítica defende o clássico
como fundamento para a seleção de conteúdos na educação escolar?; c) Quais critérios tornam uma obra clássica e o que diferencia o clássico do antigo, do canônico, do conservador?; d) Como selecionar um repertório de leituras literárias que favoreçam o desenvolvimento omnilateral dos alunos, sem desconsiderar as contradições impostas pela organização social coetânea?; e) Como deve ocorrer o trabalho pedagógico com a Literatura no contexto escolar
de Ensino Médio para que essas leituras, selecionadas a partir de princípios norteadores afins à teoria pedagógica histórico-crítica, sejam feitas? Dessa forma, buscamos refletir sobre o que deve ser ensinado no currículo de Literatura, reconhecendo a importância do trabalho pedagógico intencional, planejado e sistemático com vistas a a partir da mediação no trabalho
com o texto literário clássico promover o desenvolvimento do aluno de Ensino Médio, possibilitando o pensamento por conceitos, a fim de que seja possível conhecer concretamente a realidade na indissociabilidade entre as dimensões objetiva-subjetiva por meio da abstração.
Palavras-chave: clássicos literários; ensino de Literatura; Ensino Médio; leitura literária; pedagogia histórico-crítica.