O Universo Literário de Jovens Leitores: Relatos de Experiências
Nome: PATRICIA ROSICLÉIA DA SILVA SODRÉ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/06/2020
Orientador:
Nome | Papel |
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ARLENE BATISTA DA SILVA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ARLENE BATISTA DA SILVA | Orientador |
ÊUDMA POLIANA MEDEIROS ELISBON | Examinador Externo |
GABRIELA RODELLA DE OLIVEIRA | Examinador Externo |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Suplente Externo |
RAFAELA SCARDINO LIMA PIZZOL | Examinador Interno |
Resumo: A presente pesquisa de mestrado tem como objetivo analisar e interpretar as
experiências de leituras literárias vivenciadas pelos jovens alunos concluintes da
educação básica, em uma escola estadual de Ensino Médio, no município de Vila
Velha (ES). Para isso, optou-se pela pesquisa qualitativa de caráter exploratório,
realizada com os estudantes da terceira série, do turno matutino. Para a coleta de
dados, foi aplicado questionário online, em seguida, realizou-se entrevista individual
com seis alunos participantes, na tentativa de compreender como se dão as práticas
de leituras literárias desses jovens, como se configuram as apropriações e
representações dessas leituras pelos alunos e quais as experiências de leituras
literárias promovidas durante as aulas foram significativas para esses sujeitos. Entre
os autores que nortearam nossa pesquisa, bem como a análise dos dados estão:
Antonio Candido (1972, 2000), que trata da função humanizadora da literatura; Roger
Chartier (1999, 2002, 2013) com seus estudos sobre a História Cultural do Livro e
Práticas de Leitura; Michèle Petit (2009), que apresenta os trajetos singulares de
leitura dos jovens; Annie Rouxel (2012, 2013, 2014), com a experiência subjetiva da
leitura literária e Neide Rezende (2013), que aborda o ensino de literatura. O estudo
justifica-se diante a) do interesse pelas práticas de leituras literárias dos estudantes;
b) da necessidade de se conhecer as apropriações desses leitores literários
empíricos; c) da necessidade de se pensar em estratégias para ressignificar o trabalho
com textos literários em sala de aula; d) da percepção tomada aqui como
pressuposto de que para além das práticas pedagógicas ocorridas, conforme o
currículo escolar, esses sujeitos leitores possuem histórias interessantes de leituras
literárias para contar. Pretende-se com essa pesquisa contribuir para dar visibilidade
às experiências de leituras literárias dos alunos, inspirar novas abordagens
investigativas com vistas à melhoria do ensino da literatura para estudantes do Ensino
Médio e estimular as discussões acerca da educação literária, pensando em novas
abordagens metodológicas que divergem das tradicionais, a fim de motivar os alunos
a novas experiências de leituras.
Palavras-chave: Leitura literária. Sujeito Leitor. Experiências Literárias. Ensino Médio.
Práticas de Leituras Literárias.