Dom Quixote e O Cavaleiro Inexistente: Mímese, Anacronia e Revolução
Nome: DELIANE GOMES PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/03/2018
Orientador:
Nome | Papel |
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PAULO ROBERTO DE SOUZA DUTRA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANA BEATRIZ RODRIGUES GONÇALVES | Suplente Externo |
ESTER ABREU VIEIRA DE OLIVEIRA | Suplente Interno |
FELIPE DE OLIVEIRA FIÚZA | Examinador Externo |
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES | Examinador Interno |
PAULO ROBERTO DE SOUZA DUTRA | Orientador |
Resumo: Este trabalho tem como ponto de partida as correlações entre O Cavaleiro Inexistente, do
romancista italiano Italo Calvino, e Dom Quixote de La Mancha, do espanhol Miguel de
Cervantes a fim de observar de que forma os conceitos de mimese, anacronia e revolução
configuram-se em ambas as obras. A partir do momento em que tais conceitos são
averiguados e apresentados, o objetivo desta dissertação é de realizar um estudo comparativo
de modo a apresentar as semelhanças entre as obras objeto de estudo, com olhar especial para
a forma como abordam a tradição de cavalaria, ora seguindo seus preceitos e ora
ultrapassando os limites estabelecidos pelo gênero. No primeiro capítulo tratamos dos
conceitos de literatura, anacronia e revolução, princípios que fomentam as discussões aqui
propostas. O segundo capítulo aborda a noção de mimese e como ela se manifesta nas obras
através da tradição do amor cortês e é rompida pela presença dos escudeiros Sancho e
Gurdulu. Por fim, no terceiro capítulo, abordamos a ruptura da tradição com o objetivo de
averiguar o modo como Cervantes e Calvino utilizam seus cavaleiros como alegorias
revolucionárias.