Dom Quixote e O Cavaleiro Inexistente: Mímese, Anacronia e Revolução

Nome: DELIANE GOMES PEREIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/03/2018
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
PAULO ROBERTO DE SOUZA DUTRA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA BEATRIZ RODRIGUES GONÇALVES Suplente Externo
ESTER ABREU VIEIRA DE OLIVEIRA Suplente Interno
FELIPE DE OLIVEIRA FIÚZA Examinador Externo
LUÍS EUSTÁQUIO SOARES Examinador Interno
PAULO ROBERTO DE SOUZA DUTRA Orientador

Resumo: Este trabalho tem como ponto de partida as correlações entre O Cavaleiro Inexistente, do
romancista italiano Italo Calvino, e Dom Quixote de La Mancha, do espanhol Miguel de
Cervantes a fim de observar de que forma os conceitos de mimese, anacronia e revolução
configuram-se em ambas as obras. A partir do momento em que tais conceitos são
averiguados e apresentados, o objetivo desta dissertação é de realizar um estudo comparativo
de modo a apresentar as semelhanças entre as obras objeto de estudo, com olhar especial para
a forma como abordam a tradição de cavalaria, ora seguindo seus preceitos e ora
ultrapassando os limites estabelecidos pelo gênero. No primeiro capítulo tratamos dos
conceitos de literatura, anacronia e revolução, princípios que fomentam as discussões aqui
propostas. O segundo capítulo aborda a noção de mimese e como ela se manifesta nas obras
através da tradição do amor cortês e é rompida pela presença dos escudeiros Sancho e
Gurdulu. Por fim, no terceiro capítulo, abordamos a ruptura da tradição com o objetivo de
averiguar o modo como Cervantes e Calvino utilizam seus cavaleiros como alegorias
revolucionárias.

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