Apropriações do bovarismo na crítica acadêmica brasileira
Nome: CAMILA DAVID DALVI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/09/2016
Orientador:
Nome | Papel |
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JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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ANDRÉIA PENHA DELMASCHIO | Suplente Externo |
FABÍOLA SIMÃO PADILHA TREFZGER | Examinador Interno |
JÚLIA MARIA COSTA DE ALMEIDA | Orientador |
KARINA BERSAN ROCHA | Examinador Externo |
LETÍCIA QUEIROZ DE CARVALHO | Examinador Externo |
Páginas
Resumo: O trabalho analisa apropriações do conceito de bovarismo por uma
comunidade interpretativa específica do Brasil: a crítica acadêmica. Para
tanto, o historiador Roger Chartier, em seus conceitos de apropriações e
comunidades interpretativas, será ponto importante. Na primeira parte da
tese, composta por três capítulos, após uma discussão sobre Gustave
Flaubert, sua política literária e Madame Bovary (1857), faz-se um percurso
do que seria o bovarismo como noção e, a seguir, com o amparo de Delueze
e Guattari, como conceito filosófico, tendo sido primeiramente cunhado por
Jules de Gaultier. Examina-se também a recepção do conceito e da filosofia
gaultieriana na comunidade interpretativa francesa a partir de estudiosos
como Delphine Jayot, Per Buvik e Didier Philippot. Na segunda parte da tese,
forma-se um corpus de análise, inspirado no arquivo de Michel Foucault,
composto por teses e dissertações de estudiosos brasileiros e
disponibilizadas em domínios virtuais para se analisarem, quantitativa e
qualitativamente, as ocorrências dispersivas do termo. Dessa varredura
exaustiva, depuram-se três troncos significativos básicos para o conceito de
bovarismo na comunidade interpretativa acadêmica brasileira a serem
detalhadamente discutidos e inter-relacionados.