XXV Congresso de Estudos Literários (CEL) do PPGL Ufes, “Literatura e cultura no Brasil de 1964 a 1985: poemas, peças, ficções (permanências e apagamentos)”

Buscando incrementar o debate acerca de temas que envolvem as suas linhas de pesquisa, o Programa de Pós-Graduação em Letras da Ufes – com área de concentração em Estudos Literários – organiza, anualmente, um evento de caráter plural em que se procura mobilizar pesquisadores de todo o país. Desta feita, os trabalhos terão como tema o eixo-título “Literatura e cultura no Brasil de 1964 a 1985: poemas, peças, ficções (permanências e apagamentos)”. Após quase quarenta anos do fim oficial da ditadura militar brasileira, inúmeros intelectuais, artistas e militantes políticos se esforçam para combater o que Bernardo Kucinski denominou, em seu célebre romance K. – relato de uma busca (2011), de um “mal de Alzheimer nacional”. Diferentemente de outros países do Cone Sul, que também sofreram com regimes totalitários, a memória pública brasileira acerca da ditadura é exígua e sofre com diversas tentativas de abafamento e distorção. Numa tentativa dupla de trazer à luz o que foi apagado e fortalecer a permanência daquilo que se sabe sobre o regime de opressão vivido no país entre 1964 e 1985, o PPGL-UFES organiza o XXV Congresso de Estudos Literários. Este evento enseja reunir professores, pesquisadores e estudiosos, de diferentes perspectivas teóricas e metodológicas, a fim de favorecer discussões sobre produções artísticas elaboradas no/sobre o período proposto em 5 (cinco) simpósios temáticos: Cinema, Ficção, Música, Poesia, Teatro.

O Congresso será realizado nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023 na Universidade Federal do Espírito Santo. O escritor Bernardo Kucinski confirmou presença e fará a palestra de abertura do evento, que contará ainda com as palestras de encerramento de Viviana Bosi e Marcelo Paiva. A comissão organizadora é composta por Camila Peruchi (UFG), Fabíola Padilha (Ufes), Fabrizia Nicoli Dias (Ufes), Marcelo Ferraz de Paula (UFG), Nelson Martinelli (Ifes/Ufes), Rafael Fava Belúzio (Ufes), Valéria Goldner Anchesqui (Ufes) e Wilberth Salgueiro (Ufes). A programação completa pode ser conferida no documento anexado a esta notícia.