Sobre os processos seletivos de mestrado e doutorado

Considerando a suspensão dos Editais 001/2020 e 002/2020, referentes aos processos seletivos de mestrado e doutorado, informamos que estamos preparando novos editais, com novas regras e datas, adaptadas para a modalidade de processo seletivo online.

Ainda não temos datas definidas para publicação dos editais. Pensando nos candidatos que estão se preparando, informamos que o colegiado do Programa de Pós-Graduação decidiu adotar os seguintes critérios:

Processo seletivo de doutorado: seguirá critérios semelhantes ao do EDITAL 005/2019. Não haverá prova escrita; a avaliação dos projetos de pesquisa dos candidatos ao curso de Doutorado será feita pelos orientadores indicados, que emitirão parecer indicando apenas APROVAÇÃO ou REPROVAÇÃO do projeto; será exigido artigo publicado nos últimos cinco anos ou aceito para publicação, em periódico indexado em estratos indicativos de qualidade A1 a B5 na área de Linguística e Literatura, conforme a Classificação de Periódicos Quadriênio 2013-2016 (única válida atualmente). Os comprovantes de proficiência em 2 (duas) línguas estrangeiras poderão ser apresentados em 2021, em prazo a ser estabelecido.

Processo seletivo de mestrado: os examinadores expedirão parecer com aprovação ou reprovação do projeto; o comprovante de proficiência em 1 (uma) língua estrangeira poderá ser apresentado em 2021, em prazo a ser estabelecido; haverá uma Prova Dissertativa de Conhecimento Específico (etapa eliminatória e classificatória), excepcionalmente realizada online, com critérios a serem divulgados no edital. A lista de textos indicados para o Processo Seletivo para o Mestrado é mesma indicada no EDITAL 001/2020, que foi suspenso:

1. A casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca;
  2. A cor púrpura, de Alice Walker;
  3. As meninas, de Lygia Fagundes Telles;
  4. Elegias, de Propércio;
  5. Memórias de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez;
  6. "O espelho", de Machado de Assis; "O espelho", de Guimarães Rosa; "O espelho", de Gastão Cruls, e "Espelho", de José J. Veiga;
  7. Olhos d'água, de Conceição Evaristo;
  8. Os vivos, o morto e o peixe-frito, de Ondjaki;
  9. O reizinho mandão, de Ruth Rocha.
  10. Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas;
  11. Vozes d’África, de Castro Alves;