Núcleo de Línguas abre edital para exames de proficiência. Inscrições até quinta, 23

Terminam na próxima quinta-feira, 23, as inscrições para a realização do exame de proficiência em compreensão de leitura em espanhol, francês, inglês e italiano para uso em processos seletivos de programas de pós-graduação (mestrado e doutorado) da Ufes e de outras instituições que aceitem a declaração de desempenho emitida pela Universidade.

Os exames serão realizados no formato presencial, no prédio do Núcleo de Línguas, no campus de Goiabeiras. A prova de inglês também acontecerá no formato remoto, na modalidade virtual síncrona. As inscrições, cuja taxa é de R$ 180, devem ser feitas pelo Portal do Candidato.

O exame consiste em provas que têm por finalidade avaliar a competência de leitura e habilidade de compreensão de textos. Os candidatos responderão a perguntas discursivas e/ou de múltipla escolha referentes a um ou mais textos em língua estrangeira.

Exame presencial

O exame de proficiência em compreensão de leitura em língua estrangeira será realizado no formato presencial nos dias 30 de março, de 9 às 12 horas (inglês) e 31 de março, entre 14 e 17 horas (espanhol, francês e italiano).

As inscrições são limitadas por idioma, sendo disponibilizadas 250 vagas para a prova de inglês, 25 para francês, 25 para italiano e 200 para espanhol. Cada candidato poderá fazer o exame para mais de um idioma, desde que não haja conflito de horários e mediante pagamento de taxa de inscrição para cada prova.

O resultado final será divulgado no dia 8 de maio, a partir das 9 horas, no site do Núcleo de Línguas.

Exame remoto

O exame de proficiência em compreensão de leitura em língua inglesa também será realizado, também, em formato remoto. Os candidatos têm os dias 4 e 5 de abril para realizar as provas pelo portal do iTEP Internacional, instituição presente em mais de 60 países que avalia o conhecimento de inglês para fins acadêmicos e corporativos. São disponibilizadas 500 vagas para inscrição neste edital.

O exame foi customizado especialmente para a Ufes. A prova terá duração de 75 minutos, podendo ser realizada de qualquer local com ambiente adequado e a qualquer hora do dia ou da noite, de acordo com a disponibilidade do candidato.

O Certificado de Resultado Individual de Desempenho será enviado pelo iTEP para o e-mail dos candidatos no dia 8 de maio.

O Núcleo de Línguas é um projeto de extensão autossustentável e associado ao Departamento de Línguas e Letras da Ufes.

Texto: Adriana Damasceno

Edição: Camila Fregona