Lançamento da Cartilha da Paz

O Instituto Ambiental Reluz, sob a Presidência de Renata Bomfim (pós-doutoranda no PPGL-Ufes), lançará, no dia 07 de agosto de 2023, a partir das 18 horas, na Biblioteca Pública Municipal de Vitória Adelpho Polli Monjardim, o livro infantil Cartilha da Paz. Essa obra, em poesia e prosa, apresenta histórias de respeito, convivência pacífica e solidariedade vividas no bioma da Mata Atlântica.

A obra tem como autores os escritores capixabas Ester Abreu Viera de Oliveira, docente do PPGL-Ufes e Presidente da Academia Espírito-Santense de Letras (AEL); Francisco Aurélio Ribeiro, pesquisador e acadêmico da AEL e Renata Bomfim. As ilustrações foram feitas por Wellington Chagas Torres.

A Cartilha da Paz é uma realização do Instituto Ambiental Reluz, dentro do Projeto Reluz na Escola, e conta com o apoio da Confederação Nacional das RPPNs e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEAMA). A obra objetiva fomentar o diálogo sobre o meio ambiente com estudantes, especialmente a partir do (re)conhecimento da cultura do território e da literatura local. O livro será distribuído gratuitamente para as bibliotecas das escolas que participam do Projeto Reluz na Escola.

O Instituto Ambiental Reluz é uma organização sem fins lucrativos, localizada nas montanhas capixabas e sediada na RPPN Reluz, uma reserva que contribui com a preservação da biodiversidade por meio da educação ambiental, da pesquisa científica e de ações que promovem a recuperação e o cuidado da Mata Atlântica. Em 2022, o Instituto Ambiental Reluz foi reconhecido pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) como “Centro de Educação Ambiental”.