Debate-papo com prof. Carlos Reis (Universidade de Coimbra)

No dia 13/10, às 14h, o PPGL/Ufes recebeu o prof. Carlos Reis (Universidade de Coimbra) para um Debate-Papo sobre o tema "Figuras da Ficção: a personagem em questão".

Resumo: O desenvolvimento dos estudos narrativos nos últimos vinte anos deu lugar a uma renovação dos estudos de personagem. Constituindo uma categoria fundamental da narrativa, a personagem fora em grande parte esquecida pela narratologia dos anos 80 do século passado. Trata-se agora de analisar o estado da questão, relativamente a este importante domínio de análise, ao mesmo tempo que se abrem hipóteses de trabalho em campos que transcendem a existência da personagem na narrativa literária. Serão especialmente valorizados os conceitos de figura e de figuração. A conferência situa-se no âmbito de um projeto de investigação (Figuras da Ficção), desenvolvido no Centro de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. (ver: http://www.uc.pt/fluc/clp/inv/proj/teolit/figfic )