A ESCRITA ESPELHADA: DISCURSOS QUE REFLETEM SOBRE O OFÍCIO DE ESCREVER EM OBRAS DE CLARICE LISPECTOR E DÁRIO JARAMILLO
Nome: Ricardo Javier Barreto Montero
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 19/02/2020
Orientador:
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Ester Abreu Vieira de Oliveira | Orientador |
Banca:
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Renata Oliveira Bomfim | Examinador Externo |
Maria Mirtis Caser | Examinador Interno |
Ester Abreu Vieira de Oliveira | Orientador |
Eduardo Fernando Baunilha | Suplente Externo |
Jorge Luiz do Nascimento | Suplente Interno |
Resumo: Esta pesquisa investiga as reflexões em torno à escrita (o porquê escrever), feitas pela escritora brasileira Clarice Lispector e o escritor colombiano Darío Jaramillo Agudelo em obras específicas.
Para tal fim, se buscará informação nos textos ficcionais dos autores que se enquadrem na metaficção (na que a figura do autor dá voz a um personagem para falar sobre o exercício da escrita), nos textos definidos como as escritas de si (gênero epistolar, autobiografia ou memórias), e também nas expressões autorais diretas (ensaios, entrevistas e prólogos, entre outros). A ênfase
se fará nas últimas obras de Clarice Lispector (A Hora da Estrela (1977), Um Sopro de Vida (1978) e Água Viva (1973)), assim como nas correspondências e nas entrevistas e crônicas feitas pela autora. De outro lado, se procurará estabelecer pontos em comum com o trabalho desenvolvido pelo autor
olombiano Dario Jaramillo Agudelo, que, sem a mesma assiduidade,
também reflete sobre o oficio da escrita através de algumas obras ficcionais (La Muerte de Alec (1999) e El Juego del Alfiler (2002), assim como num conjunto dos seus poemas), de seu livro de memórias Historia de una Pasión (2006), e em algumas entrevistas e ensaios. Neste trabalho se pretende demonstrar que em cada um dos autores é possível encontrar uma escrita espelhada (uma escrita que fala da escrita mesma e que reflete sobre o ato de escrever) e que, a partir dela, é possível responder à pergunta do porquê eles escrevem. Apoiando-se nas teorias desenvolvidas por teóricos como Michael Foucault sobre escritas de experiência e escritas de si (La inquietud por la
verdad: Escritos sobre la sexualidad y el sujeto (2013)), Roland Barthes sobre o problema do autor e a escrita (O grau zero da escrita (1974) e O rumor da língua (2004)) e Maurice Blanchot em torno ao que é escrever (O espaço literário (2004)), este trabalho objetiva estabelecer uma possível poética da escrita tanto para Lispector como para Jaramillo.
PALAVRAS-CHAVE: Reflexões sobre a Escrita. Clarice Lispector. Darío Jaramillo. Metaficção. Confissões de escritores.