Colóquio Internacional Arte e Política: rastros da violência no Brasil, na América Latina e em espectros além-mar

Arte e Política

 

Universidade Federal do Espírito Santo

Centro de Ciências Humanas e Naturais

Programa de Pós-Graduação em Letras

 

COLÓQUIO INTERNACIONAL

ARTE E POLÍTICA: RASTROS DA VIOLÊNCIA NO BRASIL, NA AMÉRICA LATINA E EM ESPECTROS ALÉM-MAR

1º a 5 de dezembro de 2025, Campus Universitário de Goiabeiras

Organizadores:

Gaspar Paz (Ufes), Thaynã Targa (Nova de Lisboa), Thays Alves Costa (IFPA), Roney Jesus Ribeiro (Ufes), Margarida Brito Alves (Nova de Lisboa), Cristina Pratas Cruzeiro (Nova de Lisboa)

 

Arte e política: rastros da violência no Brasil, na América Latina e em espectros além-mar é um Colóquio internacional que acontecerá na Universidade Federal do Espírito Santo, entre os dias 1 e 5 de dezembro de 2025. Trata-se de discutir, a partir de eixos temáticos relativos à memória e à violência, as relações entre Arte e Política em face do recrudescimento da violência em nosso tempo. O quadro do evento será composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros de várias universidades, entre elas: Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade de São Paulo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Scuola Alti Studi Lucca e Universidade Nova de Lisboa. As/os palestrantes convidadas/os são atuantes em diversos campos do conhecimento, como Letras/literatura, Artes, História, Filosofia, entre outras. Em geral, tais pesquisadoras/res possuem pesquisas voltadas para questões relativas à política e a estética, vistas a partir de desdobramentos em diferentes países.

Pretende-se abordar as vicissitudes e resistências decorrentes de crises políticas, sociais e econômicas instauradas no Brasil e em outros países, a partir dos anos 1960-70-80, bem como suas consequências e imbricações no período de 2016 a 2025. Pretende-se ainda avaliar antecedentes e concomitâncias de períodos de violência na Europa, que influenciam direta e indiretamente o contexto latino-americano. Entre tais antecedentes e concomitâncias sublinha-se a dura realidade do fascismo italiano, assim como o contexto ditatorial e a Revolução dos Cravos em Portugal.

O Colóquio, que será realizado na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), é promovido pelo grupo de pesquisa “Crítica e experiência estética”, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/Ufes), em parceria com pesquisadoras da Universidade Nova de Lisboa. O grupo dedica-se ao estudo das expressões artísticas em suas dimensões estéticas, éticas, políticas e culturais.

O tema geral se desdobrará em 4 eixos temáticos e contará com Mesas de Comunicação e Programação Cultural.

EIXOS TEMÁTICOS

Eixo 1: Memória e violência em contextos ditatoriais

Propõe-se refletir sobre as relações entre violência política e produção artística em contextos ditatoriais no Brasil, na América Latina e na Europa, destacando as formas de resistência cultural ao autoritarismo e suas reverberações nas artes e na sociedade contemporânea.

Eixo 2: Ativismo artístico e cultural

Propõe-se refletir sobre o engajamento sociopolítico das artes desde a ditadura civil-militar até o presente, reunindo pesquisas que articulam arte, política e cultura em diferentes contextos históricos. As discussões evidenciam as múltiplas formas de resistência estética, do feminismo e da arte conceitual às expressões contemporâneas mediadas pela tecnologia.

Eixo 3: Rastros da violência nos dias de hoje

Propõe-se refletir sobre a persistência da violência política, da censura e da repressão à liberdade criativa no Brasil, abordando, por meio do cinema e da literatura, as marcas deixadas pela ditadura e suas continuidades. As discussões destacam as representações artísticas da resistência frente às injustiças históricas e às violências contra grupos marginalizados.

Eixo 4: Cinema, Literatura, Música e Estética

Propõe-se debater sobre as continuidades entre o passado ditatorial e as violências atuais, refletindo sobre o papel da arte, da literatura, do cinema e da música na denúncia de retrocessos sociais e políticos. As discussões evidenciam a potência estética como forma de resistência, memória e crítica às estruturas de opressão contemporâneas.

 

CHAMADAS PARA COMUNICAÇÕES POR EIXOS TEMÁTICOS

As comunicações acontecerão nos dias 3 e 4 de dezembro (manhã/modo presencial) e no dia 5 de dezembro (manhã e tarde/modo online) a partir dos eixos abaixo.

 

Eixo 1: Memória e Violência em Contextos Ditatoriais

Eixo 2: Ativismo Artístico e Cultural

Eixo 3: Rastros da Violência na Atualidade

Eixo 4: Cinema, Literatura, Música e Estética

 

Chamada para envio de propostas de comunicação (turno matutino):

Serão aceitas, de 15/10/2025 a 05/11/2025, propostas de comunicação para apresentação de acordo com a temática do Colóquio.

 

As propostas devem ser enviadas por e-mail em arquivo salvo em formato aberto (.docx ou similar) para: coloquioarte.e.politica [at] gmail.com

 

O arquivo único deve conter:

  1. título (com até 15 palavras);
  2. nome e sobrenome do(s) proponente(s);
  3. maior titulação obtida (graduado, mestre ou doutor);
  4. instituição universitária de vínculo mais recente (formação ou trabalho);
  5. financiamento (por exemplo, Capes, CNPq, Fapes ou outro, se houver);
  6. e-mail de contato;
  7. resumo (de 100 a 300 palavras) e 3 palavras-chave.

 

O resumo deve indicar, de maneira sintética, tema, recorte, problemas/objetivos, referencial teórico/bibliográfico principal e conclusões. As respostas/cartas de aceite serão enviadas até 15/11/2025. A programação completa, com as mesas-redondas e de comunicação, será divulgada em seguida.

 

Não haverá nenhuma taxa para inscrição ou participação no Colóquio.

Os ouvintes farão a inscrição durante o evento e receberão as declarações de participação posteriormente.

 

A realização deste evento conta com o apoio e parceria de:

Universidade Federal do Espírito Santos

Programa de Pós-graduação em Letras/Ufes

Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo

Universidade Nova de Lisboa

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910